Imagem ilustrativa
Compartilhe!

O físico e meteorologista Rodrigo Cesar Limeira, disse ao Blog do Jordan Bezerra que o Brasil é atingido por entre 70 e 100 milhões de descargas elétricas por meio de raios, segundo estudos do Instituto Nacional de Pesquisas especiais e outros institutos de meteorologia.

Segundo Rodrigo César, o número representa uma média anual da incidência de raios, número que pode sofrer variações de acordo com as condições climáticas das cinco regiões do país.

“O semiárido do Nordeste brasileiro é uma região que chove com uma precipitação predominante de fevereiro a maio, mas num caso como esse associado a nuvens com descargas elétricas. Num caso como esse, de um mês de um janeiro com chuvas acima da média, é de se esperar um mês com maior incidência de raios”, explicou o meteorologista Rodrigo César Limeira.

Ele explicou que a região Norte, por ser a mais chuvosa do país tem a maior incidência de raios, mas o fato é comum em quase todo o país que se encontra localizado na região tropical do globo, onde existe maior incidência de radiação solar e precipitações com altos volumes pluviométricos.

Ele fez recomendações a população no sentido de tomar alguns cuidados e evitar determinadas situações, a exemplo de evitar banhos de chuva, sobretudo descalço, evitar ficar debaixo de postes de alta tenção, de árvores, andar de moto, perto de veículos e acompanhar a chuva no terraço de casa, banho de chuveiro, entre outras situações.

Com relação aos procedimentos corretos, Rodrigo recomendou as pessoas ficarem dentro de casa, calçadas com solados de borracha, dentro do carro com vidros e portar fechados, desde que a pessoa não toque nas partes metálicas do veículo, e de preferência próximo a um para raio. Escute;

Blog do Jordan Bezerra  

Deixe seu comentário