Um vídeo circula nas redes sociais nesta segunda-feira (21) de um pai de uma aluna indignado com a situação precária da Escola Estadual Professor João Noberto, situada na cidade de Santa Terezinha, na Região Metropolitana de Patos.
Nas imagens ele diz que não vai deixar a sua filha estudar na instituição. Falou que iria transferi-la de escola. Ele mostrou a grande quantidade de matos, mostrou a preocupação com a caixa d’água e as paredes necessitando de uma pintura.
Em contato com a Reportagem do Portal Santa Teresinha, o diretor da escola, o professor Valdenor Ferreira, falou que as salas de aulas foram preparadas para receber os alunos e os professores, e falou sobre o mato.
“Desde o ano passado que ele não queria matricular a filha que é veterana na escola, por causa da caixa d’água. Ele pediu uma sala especial e não tem como colocar uma sala exclusiva para ela. Coloquei numa sala confortável com três ventiladores, fazendo da melhor maneira possível. Sobre a capinagem, não podemos fazer o serviço no início do inverno, nós fizemos a capinagem, uma limpeza na frente da escola para o retorno das aulas e para o treino dos alunos, mas, nas laterais do colégio, a empresa faz uma ou duas vezes durante o ano, uma no final de maio ou inicio de junho quando tem terminado o inverno e outra vez no mês dezembro para evitar queimadas. Não tem como fazer a capinagem toda semana como ele queria”, explicou.
O diretor disse que não tem risco da caixa d’água desabar.
Sobre a reforma da escola, ele disse que depende do Governo do Estado.
“Nós da escola fizemos todos os procedimentos como envio de fotos, ofícios e documentação. Mantive contato com a 6ª Gerência de Educação e foi me dito que a obra da reforma precisa apenas da assinatura da Ordem de Serviço do governador João Azevêdo”, afirmou.
Há vários anos a comunidade escolar, os políticos locais e a população reivindica a tão sonhada reforma, entretanto, sem êxito. Foi cobrada a reforma em várias plenárias do Orçamento Democrático, um programa do Governo do Estado que escuta os pedidos da população e até agora nenhum sinal.
O secretário de Estado da Educação afirmou na imprensa que a reforma sairia no mês de novembro de 2021.
Em dezembro, durante entrevista na Rádio Conexão FM de Santa Terezinha, o prefeito Arimateia Camboim (Republicanos) relatou que está lutando para conseguir a obra.
Os vereadores também uniram-se pela conquista do beneficio.
Assista o vídeo:
Josley Oliveira – Portal Santa Teresinha