Compartilhe!

4No sábado, 23/04, no IFPB Campus Patos foi realizado I Patos Chess Open, um evento aguardando por toda comunidade enxadrística de Patos e região metropolitana. A competição foi uma das mais disputadas dos últimos anos e também com maior número de inscritos, de acordo com Manoel Pereira, coordenador do evento e também atual presidente da ONG Instituto Ação Esportiva (IAE).

A cordialidade e respeito aos adversários prevaleceram e a disputa foi emocionante. O destaque vai para os seguintes enxadristas: 1º colocado: Luiz Tomaz (mestre titulado pela Confederação Brasileira de Xadrez – CBX); 2º colocado: Yasmin Soares (destaque nacional do xadrez escolar); 3º colocado: Franklenon França (campeão diversas vezes em Patos); 4º colocado: Gustavo Henrique (pernambucano erradicado em Patos); Melhor Feminino: Sara Soares (grande destaque que vai representar o IFPB no Campeonato Mundial de Xadrez na China); Melhor Sub-18: Gustavo (Aluno da Rua da Baixa e isento de pagamento de inscrição no evento como incentivo social).

O evento foi disputado em seis rodadas e contou também com delegações dos amigos do Pernambuco e Rio Grande do Norte. O mestre nacional Luiz Tomar sagrou-se campeão absoluto do evento após vencer 5 partidas e empatar uma com Yasmin Soares.

De acordo com o árbitro chefe e também treinador de xadrez, Bruno Paulo, todos os jogadores premiados merecem destaque pois foi uma competição de alto nível do ponto de vista do jogo e da organização impecável do evento.

Para Manoel Pereira (professor de xadrez, presidente da ONG, servidor do IFPB e empreendedor), um dos principais fatos marcantes do evento foi a colocação do jovem Gustavo, que mesmo sem nenhum incentivo e patrocinador específico, conseguiu em seu primeiro Evento se Destacar de forma inquestionável numa competição Interestadual.

Para Wezio Ferreira e Bruno Paulo, que são treinadores de jovens talentos há mais de 10 anos, “o trabalho é construído dia a dia, já vínhamos treinando há mais de um ano e os resultados são consequência, os meninos são apaixonados pelo xadrez”.

Já na categoria melhor feminino, a campeã foi Sara Soares, da cidade de Várzea, aluna do IFPB Campus Patos, que vem há vários anos se destacando nas competições estaduais e nacionais e em outubro representará o Brasil no Campeonato Mundial de xadrez na China.

Segue abaixo os agradecimentos da equipe Ação Esportiva e todos os participantes do evento: ao IFPB Campus Patos por todo apoio na logística e espaço cedido ao patrocinadores; Apollo Burger’s; Minibox Ailton 24 horas; Vice & Versa Uniformes; Vanessa Ótica; e Ótica’s Clarice.

Assessoria

Deixe seu comentário