O Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região (SINFEMP) realizou durante a manhã e tarde deste sábado, dia 07, no espaço de eventos do Walter Play, em Patos, a assembleia anual com representantes de servidores de diversas cidades do sertão para a prestação de contas da entidade.
A formação da mesa de início das atividades contou com a diretoria executiva do SINFEMP, tendo a abertura presidida pela presidente Carminha Soares, ladeada pelo vice-presidente José Gonçalves, pela secretária Elisabete Barreto, com a tesoureira Marinalva Guedes, bem como outros diretores e com o apoio jurídico dos advogados Dr. Damião Guimarães e Dr. Alexandre Oliveira e da contadora Letúsia Garcia.
Após a fala de Carminha Soares fazendo a saudação aos presentes de diversas cidades que compõem a base territorial do SINFEMP e propondo a pauta, a secretária Elisabete leu a convocação que foi publicada por edital no Jornal A União. Após breves falas, a contadora Letúsia Garcia fez uma exposição detalhada da arrecadação, gastos e receitas da entidade.
Com uso de telão, depois da exposição, a prestação de contas foi aberta para esclarecimentos, discussão e votação. A prestação de contas havia passado antes pelo Conselho Fiscal do SINFEMP que aprovou por unanimidade. O vereador sindicalista e vice-presidente José Gonçalves ponderou várias questões e exaltou a garra e determinação do sindicato que faz lutas, é independente e agora dispõe de sede própria que está passando por ampliação e melhorias. Ao ser colocada em votação, a prestação de contas foi aprovada por unanimidade por aclamação.
O segundo momento da assembleia foi a realização de uma exposição sobre formação sindical, avaliação da conjuntura nacional e discussão entre os presentes. Os servidores discutiram sobre os ataques que vêm sendo realizados pelo presidente Bolsonaro, pelo Congresso Nacional e pelos políticos que contribuem para a retirada de direitos dos trabalhadores e do povo.
Os presentes almoçaram no saguão principal e depois houve uma apresentação cultural com o legítimo forró pé-de-serra com o trio do sanfoneiro Marcos Grigório. O momento foi uma oportunidade de colocar os assuntos em dia após dois anos de muitos desafios provocados pela pandemia da Covid-19 e pelas circunstâncias da política anti povo por parte do Governo Federal.
Jozivan Antero – Polêmica Patos