Compartilhe!

Dentro da programação da I Semana do Bebê, gestantes do município de Patos participaram, nesta quarta-feira, dia 10 de agosto, junto com a Secretária de Desenvolvimento Social, Helena Wanderley, de um tour na Maternidade Peregrino Filho.

O objetivo é apresentar às mamães de primeira gestação como funciona esse equipamento de saúde dentro do mês de agosto que é dedicado à primeira infância.

“Estamos trazendo as gestantes que são atendidas na UBS para a Maternidade para que elas possam conhecer todo o fluxo que elas vão ter quando chegar à maternidade na hora de ter o bebê. Estamos fazendo essa intersetorialidade entre todos os serviços e também entre a Prefeitura de Patos e o Governo do Estado para que a gente possa fortalecer o vínculo familiar entre a mãe e o bebê”, acrescentou Helena Wanderley.

De acordo com a diretora da Maternidade, Séfora Cândida, o tour das gestantes é um projeto implantado naquele local e que agora tem a Prefeitura de Patos e a Secretaria de Desenvolvimento Social como parceiros. “É uma oportunidade que a gestante tem de conhecer todo o espaço da maternidade e diminuir essas arestas que existem, desmistificar a questão do internamento para gestação, do internamento do período de trabalho de parto.

“Elas vão ter a oportunidade de tirar suas dúvidas e isso é de extrema importância, pois a gente sabe que a primeira infância já deve ser cuidada desde o período gestacional, e não só a partir do momento do nascimento”, disse Séfora.

A gestante Luzia Leopoldino da Costa acompanhou a profissional de saúde da Maternidade e conheceu o roteiro de atendimento, assim como os espaços e serviços para o seu bebê. Ela avaliou a visita.

“Foi maravilhosa, muito esclarecedora. Gostaria de agradecer à equipe da Maternidade que se disponibilizou para nos acompanhar e realmente é um tour que toda gestante necessita, mesmo conhecendo a maternidade, mas foi muito esclarecedor, principalmente para tirar as dúvidas que a gente tinha e que agora estão sanadas”, comemorou.

As gestantes percorreram a recepção, triagem, consultório médico, bloco cirúrgico, enfermarias, enfermarias neonatal, mamãe canguru, sala de parto humanizado, cartório, além dos procedimentos que são realizados com o recém-nascido como vacinação, teste da orelhinha e outros.

Áudio de Helena Wanderley:

Áudio de Séfora Cândida:

Áudio de Luzia Leopoldino:

Coordecom

Deixe seu comentário