Compartilhe!

Selecionado no Edital de Ocupação Não Oneroso 2022, o fotógrafo e estudante de antropologia, Cesar Matos, traz à Galeria Alexandre Filho, nos meses de setembro e outubro, 20 fotografias e instalação que retratam a poética e a crença de duas comunidades: uma na cidade de Pilar, na Paraíba, e outra no Juazeiro do Padre Cícero, no Ceará.

A representação da fé, presente nas obras, vem com a simplicidade de um povo que resiste e busca na crença, soluções para situações delicadas, tais como: a escassez de recursos; a cura de enfermidades espirituais e conforto na saudade deixada por aqueles que, por motivos outros, deixaram sua terra em busca de novos horizontes, ou, até mesmo, para todo o sempre. Por outro lado, só o sertanejo sabe o quão poético é viver inserido num contexto de tanta beleza e resiliência. A exposição, “Cartas aos meus”, é um ensaio fotográfico que leva o artista aos mesmos locais onde professava sua fé, quando criança, e mostra que o tempo preservou os costumes e a fé daquele povo.

Como muita sensibilidade, o artista mostra que tudo encontra-se exatamente no seu devido lugar; mesmo passados 30 anos, a fé e poética do povo sertanejo continuam firmes e fortes. Nada mudou.

Natural de João Pessoa, Cesar Matos é formado em Geografia e, atualmente, é pesquisador no Projeto Guetu – Antropologia urbana, vinculado a UFPB.

Onde: Galeria Alexandre Filho
Quando: de 23 de set a 23 de out
Horário visitação: de seg a sex, das 09h às 17h
Artista: Cesar Matos
Contatos: (83) 98677-9691 | @cesarformiguinha
Curadoria: José Moura

Assessoria – Energisa

Deixe seu comentário