Compartilhe!

photo 2022 11 12 10 06 46Fim de semana com possibilidade de emendar a segunda-feira (14) e o feriado de terça (15) é uma ótima oportunidade para viajar e passear com os amigos e família. Para evitar que o lazer se torne uma dor de cabeça, o coordenador de Segurança da Energisa Paraíba, Juliano Chandretti, alerta que é preciso redobrar os cuidados para evitar acidentes.

“Orientamos que os motoristas fiquem mais atentos ao trânsito em períodos de maior tráfego. Afinal, muitas vezes, os acidentes podem ser evitados com cuidados básicos. Para isso, valem aqueles conselhos básicos: não dirigir após beber, respeitar os limites de velocidade, não usar celular enquanto dirige e manter uma distância segura em relação ao veículo da frente. Adote uma atitude segura no trânsito, seja quando estiver como pedestre, como condutor ou como ciclista”, orienta Chandretti.

Vale lembrar que durante os feriados prolongados, além dos meses de férias e festividades de fim de ano, os acidentes com abalroamento de postes tendem a aumentar bastante. Só neste segundo semestre do ano (que ainda não acabou), houve um aumento de 48,6% de batidas em postes, em relação ao primeiro semestre. De julho até a primeira semana deste mês de novembro, foram registrados 339 acidentes deste tipo. De janeiro a junho, foram 228.

Dependendo da estrutura atingida, cada colisão pode prejudicar o abastecimento de energia para cerca de 20 mil clientes, impactando comércios, residências e prestações de serviços. “E os prejuízos não são apenas com a distribuição de energia. A instalação de uma nova estrutura pode levar de três a quatro horas e o custo médico de substituição é de R$ 4 mil, mas pode chegar a R$ 30 mil ou mais, caso tenha que substituir transformador e outros equipamentos. Quem paga por essa substituição é o motorista responsável pelo acidente”, enfatiza a gerente de Construção e Manutenção da Energisa, Danielly Formiga.

O que fazer em caso de acidente?

A Energisa possui em sua rede de distribuição com tecnologias de proteção, que desligam o fornecimento de energia, em caso de interferência nos cabos ou postes. Porém, a primeira atitude dos envolvidos em um acidente com poste deve ser garantir sua própria segurança. Motoristas, passageiros, pedestres e moradores da região devem ficar atentos à possibilidade de haver cabos energizados no chão ou em cima de veículos.

No caso de um abalroamento com poste, a Energisa recomenda que, se possível, aguarde dentro do carro, não toque em partes metálicas e fios, aguarde a equipe da Energisa chegar ao local para realizar os procedimentos de desligamento e de segurança.

Caso você presencie ou esteja passando no momento do abalroamento, mantenha distância e entre em contato com a Energisa. “É comum que as pessoas que estão no local queiram ajudar os envolvidos, fotografar ou filmar o acidente, mas é preciso manter distância, até a chegada da equipe da Energisa para que não haja riscos de sofrer um choque elétrico”, finaliza Chandretti.

Em caso de urgências envolvendo a rede elétrica, a Energisa deve ser avisada imediatamente para que os reparos sejam feitos de forma segura, por meio do 0800 083 0196.

Assessoria – Energisa

Deixe seu comentário