Patos (Foto: Maria de Fátima Amorim/arquivo Folha Patoense)
Compartilhe!

A Oscilação Maddem-Juliam (OMJ) é um fenômeno físico associado à penetração de ondas de energia em altos níveis na troposfera, das regiões Norte e Nordeste do Brasil e demais regiões na faixa equatorial do globo. Sua função é ativar e organizar à convecção, em momentos distintos da estação chuvosa das duas regiões quando a onda azul que tem o sinal positivo para chuvas está atuando, e inibir a convecção quando a onda laranja ou vermelha que tem sinal negativo para chuvas está atuando na troposfera das duas regiões.

A atmosfera do semiárido do Nordeste é muito estável, ou seja, carente de movimentos convectivos ascendentes e mesmo com a penetração da Zona de Convergência Intertropical no setor norte da região, durante a quadra chuvosa de fevereiro a maio, torna-se indispensável a existência de um outro fenômeno como a OMJ para organizar ainda mais a convecção em momentos distintos da estação chuvosa da região. Dessa forma, essas ondas se alternam em intervalos de 30 e 60 dias, daí o nome de Oscilação 30 – 60.

Assim quando a onda azul estiver atuando, chove de forma geral e acima da média em intervalos de 15, 20 dias seguidos na grande maioria das localidades da região que estiver sobre sua influência, desde que no caso específico do setor norte do Nordeste, as condições climáticas e oceânicas estejam favoráveis.

Depois chega a onda laranja (vermelha), aí passam 15, 20 dias seguidos chovendo pouco em vários locais, e em outros de forma muito irregular, devido a inibição da convecção. Lembrando que a convecção é o fenômeno físico associado à formação de nuvens cumulonimbus, que são as populares torres de chuva.

De acordo com o modelo, entre os dias 31 de janeiro e 14 de fevereiro as chuvas nas Regiões Norte e Nordeste do Brasil serão bem irregulares, isoladas em alguns momentos e esparsas em outros, em totais pluviométricos que podem ficar abaixo da média no período na maioria das localidades das duas regiões, devido à atuação em altos níveis na troposfera de uma onda planetária de energia, associada ao sinal negativo para chuvas da Oscilação Maddem-Juliam ou onda laranja (vermelha).

Rodrigo Cézar Limeira – Ciência em Foco

Créditos: Mike J. Ventrice – Ph.D College of Arts And Sciences University At Albany

Deixe seu comentário