Compartilhe!

O coordenador da Vigilância Ambiental Municipal de Patos, José Júnior de Medeiros, ressalta que todo início de ano é comum o aumento do risco de infestação pelo mosquito Aedes aegypti, que transmite a Dengue, Zika Vírus e a Chikungunya.

Essa afirmação se justifica pelo período chuvoso, que consequentemente favorece o surgimento de focos do Aedes. Para combater esse risco, o coordenador De Medeiros conta que os agentes de combate às endemias estão intensificando as ações.

Mas ele também lembra que é importante o apoio da população nesse combate, principalmente evitando água parada de forma desnecessária, ou mesmo limpando os reservatórios periodicamente. De Medeiros chama a atenção para esses cuidados, tendo em vista que o maior índice de focos do Aedes está dentro das residências.

Nesse contexto, as visitas domiciliares dos agentes de endemias estão focadas nas localidades com maiores índices de risco de infestação. As estratégias de combate ao mosquito estão sendo implementadas de acordo com o primeiro levantamento do LIRAa em 2023, que funciona como carta norteadora para os trabalhos.

As mídias educativas e a interação com os meios de imprensa também serão intensificadas no sentido de ampliar a conscientização sobre o combate ao mosquito da dengue.

Áudio de José Júnior de Medeiros – Coordenador da Vig. Ambiental de Patos (ações de combate à dengue em período chuvoso):

Coordecom

Deixe seu comentário