Compartilhe!

Nasceu o primeiro bezerro do processo de inseminação do Programa Mais Pecuária Brasil, iniciado em Patos, no ano passado. O Programa trabalha o melhoramento genético do rebanho de bovinos e nesse mês de março poderão nascer 25 bezerros resultantes do Programa.

O primeiro bezerro nascido foi inseminado com a raça holandesa.

Esse programa de inseminação é realizado pela Prefeitura de Patos e a Secretaria de Agricultura em parceria com o Conafer- Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil, sendo iniciado no município em junho de 2022, ocasião em foram selecionadas fêmeas que não estavam prenhas para entrar no protocolo de indução do cio.

A médica veterinária da secretaria de agricultura de Patos responsável pelo Programa no município, Milena Áquila, informou que nos próximos meses de maio e agosto mais bezerros nascerão provenientes dos outros ciclos de inseminação, e que ainda nesse mês de março mais bezerros nascerão provenientes do ciclo iniciado no ano passado.

“Nesse mês de março a gente espera que cheguem a nascer 25 bezerros nas comunidades atendidas, que são em torno de dez comunidades. E durante esse período de trabalho durante o ano todo, o programa atingiu o percentual de inseminação e agora nós vamos confirmar através dos produtos que são os bezerros que estão nascendo”, explicou a veterinária.

Milena Áquila acrescentou que o resultado do Programa é visto a longo prazo e que os bezerros são de qualidade e serão melhorados futuramente.

“Isso é um fruto do empenho de toda a equipe da secretaria de agricultura junto ao secretário Ferré Maxixe, e com o apoio do prefeito Nabor Wanderley que aprovou que esse programa fosse implantado no município, e a gente pretende que ele continue”, comemorou.

Coordecom

Deixe seu comentário