Compartilhe!

Esta segunda-feira (20) marca o fim do verão e a chegada do outono nos países do hemisfério sul, que começa oficialmente às 18h25. Em 2023 na Paraíba, a previsão é de chuvas nesta época do ano. A estação deve durar até o dia 21 de junho às 11h58.

Segundo a meteorologista Marle Bandeira, da Agência Executiva de Gestão das Águas no estado da Paraíba (Aesa), as regiões do Cariri/Curimataú, Alto Sertão e Sertão encontram-se em seu período chuvoso durante o outono. No Agreste, Brejo e Litoral, tem início o período mais chuvoso, nos meses de abril a julho.

Ainda conforme a Aesa, os principais sistemas meteorológicos indutores de chuva nesta época do ano são a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e os Distúrbios Ondulatórios de Leste (DOL).

“A combinação das altas temperaturas com o alto teor de umidade de presente no ar deverá contribuir para a ocorrência de pancadas de chuva isoladas nas regiões do Alto Sertão, Sertão e Cariri/Curimataú , principalmente nos períodos da tarde e da noite. Nas demais regiões poderão ocorrer chuvas a qualquer hora”, diz a meteorologista.

O outono é considerada uma estação de transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco.

De acordo com o Inmet, neste período, as chuvas são mais escassas no interior do Brasil, em particular no semiárido nordestino (imagem abaixo).

Na parte norte das regiões Nordeste e Norte ainda é época de muita chuva, principalmente se houver a persistência do sistema atmosférico denominado Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mais ao sul de sua faixa de atuação.

Mapa do Inmet mostra índices de chuva registrados historicamente no outono no Brasil — Foto: Inmet/Divulgação
Mapa do Inmet mostra índices de chuva registrados historicamente no outono no Brasil — Foto: Inmet/divulgação

Previsão para os últimos e próximos dias

  • Domingo (19): muitas nuvens com chuva isolada. Temperatura entre 20,4ºC e 31,5ºC.
  • Segunda (20): muitas nuvens com chuva isolada. Temperatura entre 21ºC e 36ºC.
  • Terça (21): encoberto com chuva. Temperatura entre 21ºC e 36ºC. Vento moderado com rajadas.

G1 PB

Deixe seu comentário