Patos (Foto: arquivo Folha Patoense)
Compartilhe!

A Oscilação Maddem-Juliam através da atuação na região tropical do Brasil, de uma onda planetária de energia em altos níveis na troposfera, associada ao sinal positivo para chuvas, provocou acumulados significativos de chuva em várias áreas principalmente das Regiões Norte e Nordeste após o dia 10. A onda de energia nas fases 8, 1 e 2, que é a que mais intensifica e organiza a convecção, foi capaz mesmo diante de condições oceânicas desfavoráveis, produzir uma grande quantidade de cumulonimbus nas duas regiões, com isso, choveu acima da média em muitos locais do Norte e Nordeste.

No entanto, com o Atlântico Sul na altura da costa leste do Nordeste mais frio de que o normal para a época, o saldo também foi de chuvas irregulares, sendo que vários municípios do interior do Nordeste, registraram pouca chuva entre 10 e 21 de março.

Com a chegada da onda laranja, por volta do dia 25 de março de 2023, as chuvas a partir dessa data serão mais irregulares ainda na região, sendo isoladas em vários momentos, e podendo até desaparecer por alguns dias seguidos na região.

Físico e meteorologista Rodrigo Cézar

Créditos: Mike J. Ventrice – Ph.D
College of Arts And Sciences University At Albany
Imagem de Alexa por Pixabay

Deixe seu comentário