Açude de Boqueirão (Foto: Krys Carneiro/g1)
Compartilhe!

O volume do Açude Epitácio Pessoa, localizado no município de Boqueirão, no Cariri da Paraíba, subiu 1,02 metro na lâmina d’água entre 1º de março e esta terça-feira (21). Os dados fazem parte do monitoramento feito pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS).

Nesse mesmo intervalo de 20 dias, o reservatório recebeu quase 20 milhões de metros cúbicos de água, passando de 152.331.458 metros cúbicos para 171.922.753 metros cúbicos.

Somente nas últimas 48 horas, a recarga foi de mais de 17 milhões de metros cúbicos de água.

Já entre a segunda-feira (20) e esta terça-feira, as últimas 24 horas, o volume do manancial passou de 168.446.651 m³ para 172.580.687 m³.

A grande recarga de água no manancial é resultado das chuvas intensas que caíram no Cariri paraibano (veja mais abaixo a previsão do tempo para os próximos meses). Por causa delas, o açude voltou a alcançar a marca de 36,99%, quase 7% a mais do que o índice registrado no começo de 2023, de 30%.

Veja a previsão do tempo para o Outono na Paraíba

A última segunda-feira (20) marcou o fim do verão e a chegada do outono nos países do hemisfério sul. Em 2023, na Paraíba, a previsão é de chuvas nesta época do ano. A estação deve durar até o dia 21 de junho.

Segundo a meteorologista Marle Bandeira, da Agência Executiva de Gestão das Águas no estado da Paraíba (Aesa), as regiões do Cariri/Curimataú, Alto Sertão e Sertão encontram-se em seu período chuvoso durante o outono. No Agreste, Brejo e Litoral, tem início o período mais chuvoso, nos meses de abril a julho.

Ainda conforme a Aesa, os principais sistemas meteorológicos indutores de chuva nesta época do ano são a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e os Distúrbios Ondulatórios de Leste (DOL).

“A combinação das altas temperaturas com o alto teor de umidade de presente no ar deverá contribuir para a ocorrência de pancadas de chuva isoladas nas regiões do Alto Sertão, Sertão e Cariri/Curimataú , principalmente nos períodos da tarde e da noite. Nas demais regiões poderão ocorrer chuvas a qualquer hora”, diz a meteorologista.

O outono é considerada uma estação de transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco.

De acordo com o Inmet, neste período, as chuvas são mais escassas no interior do Brasil, em particular no semiárido nordestino.

Na parte norte das regiões Nordeste e Norte ainda é época de muita chuva, principalmente se houver a persistência do sistema atmosférico denominado Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mais ao sul de sua faixa de atuação.

G1 PB

Deixe seu comentário