Compartilhe!

Neste mês da Campanha Nacional “Março Lilás”, a Prefeitura de São Mamede, na Região Metropolitana de Patos por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove o Mutirão de Citopatológico nas unidades básicas de saúde (UBS). A programação teve início nessa quinta-feira, 22, e segue até o dia 31.

O objetivo dessa campanha é conscientizar o público feminino sobre a importância do combate e prevenção ao Câncer do Colo Uterino. Informando as mulheres quais são os riscos de desenvolvimento da doença, os sintomas e como se prevenir.

As mobilizações ocorreram nas UBSs III e IV, Hercília Paz e Áureo Guedes, respectivamente. Com palestras enfocado como forma preventiva a vacinação contra o HPV, que deve ser feito em todas as crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, lembrando que está disponível em todos os postos de saúde do município.

A campanha, consequentemente, alerta também sobre a importância de se proteger contra as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), uma vez que o vírus HPV é a principal causa do câncer do colo do útero.

As mulheres foram incentivadas a manter uma rotina de procurar a enfermeira da unidade e realizar o seu exame citopatológico, conhecido como preventivo ou papanicolau, que ajuda a detectar a infecção causada pelo HPV e possíveis alterações no colo do útero.

Vale ressaltar que, segundo dados oficiais, esse é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina e a quarta causa de mortes de mulheres por câncer no Brasil.

Assessoria

Deixe seu comentário