Compartilhe!

A dinâmica de um hospital que é referência para 89 municípios do sertão paraibano, atende uma média diária de 100 pacientes na Urgência e Emergência, conta com uma equipe de 900 funcionários e tem 148 leitos, é bastante difícil. Atenta a toda essa multiplicidade e na busca de aperfeiçoar e melhorar à prestação de serviço e assistência à população, a direção do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) criou o ‘Escritório de Qualidade’. Composto por uma equipe técnica multiprofissional, a equipe se reunirá todos os dias, à tarde, de segunda a sexta com o objetivo de melhorar e monitorar a Qualidade e Segurança do paciente dentro da instituição, auxiliando os setores quanto às ações e ferramentas da qualidade.

.“Nestes momentos, avaliamos os indicadores hospitalares e, a partir daí, definimos novas tomadas de decisões na busca de resultados mais positivos em todas as áreas assistenciais do hospital”, explica o Diretor Geral, Francisco Guedes. A equipe trabalha todos os dias na alimentação dos sistemas e indicadores que envolvem todos os projetos desenvolvidos na unidade, a exemplo do Projeto Lean, com a Beneficência Portuguesa, o de Reestruturação de Hospitais Públicos, com  Oswaldo Cruz, o Saúde em Nossas Mãos, o da TeleUTI, com o Hcor de São Paulo, os projetos da Secretaria de Estado de Saúde.

“Cada projeto destes apresenta indicadores que são importantes que norteiam a tomada de decisões e também mensura o trabalho da equipe em todos os setores, a exemplo das UTIs, Enfermarias, Urgência e Emergência”, reitera Francisco. Ele explica ainda que esses indicadores apontam, entre outras informações, a taxa de rotatividade de leitos, o tempo de permanência do paciente na unidade, a taxa de mortalidade, o índice de infecção hospitalar, entre outras informações importantes. “Com a análise destes dados, a Direção Geral, a Direção Técnica e Administrativa, além das coordenações passam a tomar decisões baseada em informações fidedignas, em números, em dados atualizados, que impactam diretamente na melhoria do serviço, na qualidade da assistência e num melhor atendimento aos pacientes e na própria dinâmica do hospital e prestação de serviço”, destaca Francisco.

A Enfermeira e Chefe do Núcleo de Enfermagem do hospital, Maria Josineide Ramalho, lembra que esse processo contínuo de alimentação dos variados sistemas e projetos feito pela equipe do Escritório de Qualidade é um importante caminho para melhoria da prestação de serviços, impactando tanto nas equipes de trabalho, quanto nos serviços relacionados aos pacientes. “Nosso objetivo é buscar um crescimento, desenvolvimento e melhoria da prestação serviço e os dados computados e avaliados pelo Escritório de Qualidade nos dá um bom norte neste sentido”, afirma ela que integra a equipe junto com Coordenadora do NSP, Maria Socorro Rodrigues, a coordenadora da CCIH, Gabriela Matias da Silva, a Coordenadora da Epidemiologia, Natalia Saldanha Ferreira, a responsável técnica de indicadores, Maria Gorete Rezende, além da direção da unidade.

Assessoria

Deixe seu comentário