Hospital Napoleão Laureano (Foto: Walla Santos)
Compartilhe!

Na noite do último domingo, 04/06, o Ministério Público da Paraíba (MMPB) instaurou inquérito civil público, o qual terá o prazo de duração de um ano, para investigar a eventual omissão do Estado da Paraíba na disponibilização de um hospital de referência estadual para tratamento de pacientes com câncer na região de Patos, bem como a possibilidade de implantação do Hospital Napoleão Laureano em Patos.

Dentre as determinações, está a renovação do expediente não atendido que foi dirigido à Diretoria do Hospital Napoleão Laureano, conferindo-se o prazo suplementar de quinze dias úteis para resposta e a notificação da Secretaria Estadual de Saúde para informar se existem estudos em andamento para implantação de uma unidade do referido hospital em Patos.

No fim de janeiro, o jovem Pedro Jorge Nunes da Costa, de 28 anos, autor da iniciativa de instalação da unidade, informou que a diretoria do Hospital Napoleão Laureano manifestou interesse em implantar uma unidade na Capital do Sertão, como está acontecendo em Sousa e Cajazeiras, porém o Governo da Paraíba ainda não se manifestou sobre o tema.

A ação foi possível graças ao Ofício nº 1/2023 enviado por ele à ouvidoria do hospital. Os diretores da unidade se comprometeram em estudar a possibilidade de implantar o Centro Oncológico (CEO) no município, considerando as justificativas apresentadas. Relembre: Hospital Napoleão Laureano manifesta interesse em implantar unidade em Patos. Vídeo

Uma audiência ministerial chegou a ser marcada para o dia 19 de abril, mas não aconteceu devido a remoção da então 8ª promotora de Justiça de Patos, Edivane Saraiva de Souza, para o cargo de 3º promotora de Justiça de Guarabira. Nenhuma nova audiência ainda foi definida pelo atual promotor Eduardo Luiz Cavalcanti Campos.

Veja a portaria na íntegra:

001.2023.004084-Portaria de instauração de PP_IC nº 5_8° PJ – Patos_2023-Portaria de instauração de PP_IC-2023-0001031496

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

Deixe seu comentário