Foto: reprodução
Compartilhe!

Catadores de materiais recicláveis voltaram a cobrar da Prefeitura de Patos uma solução definitiva para as famílias que trabalham no lixão da cidade, após o seu encerramento, que está previsto para os próximos dias.

Eles disseram à nossa reportagem que esperam que a gestão municipal conceda uma ajuda de custo para que os catadores de recicláveis possam se manter financeiramente o tempo suficiente até que seja encontrada uma solução definitiva para o problema.

A secretária do Meio Ambiente, Manoella Rodrigues, disse que esses trabalhadores irão trabalhar em galpões de coleta de materiais recicláveis e, que eles receberão uma ajuda de custo da prefeitura.

Manoella acrescentou que já havia solicitado ao presidente da Associação do Catadores toda a documentação pessoal dos associados para, dentro da legalidade, os subsídios para esses trabalhadores comecem a ser liberados.

O secretário de Administração, Francivaldo Freitas, também informou que estar sendo feito um período de testes de transporte do lixo saindo da estação de transbordo, entre as cidades de Patos e São José do Bonfim, para o aterro sanitário o qual foi licitado, localizado no município de Afogados da Ingazeira-PE.

Referente às famílias que fazem o serviço de coleta no lixão de Patos, o secretário Francivaldo reforçou que a Secretaria do Meio Ambiente vem trabalhando um projeto técnico para a coleta e reciclagem em locais específicos da cidade, a chamada coleta seletiva, com algumas pessoas já fazendo parte desse projeto.

Ele acrescentou que a Secretaria do Meio Ambiente está, juntamente com outros setores da Prefeitura, possibilitando a criação e a efetividade das atividades de outra associação que abrangerá o maior número possíveis de catadores do município de Patos para fazer essa coleta seletiva, de uma maneira mais humanizada.

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

Deixe seu comentário