Compartilhe!

A Câmara Municipal promoveu na manhã desta quarta-feira (07) uma sessão solene em homenagem aos doadores de sangue do Hemonúcleo de Patos, localizado no Complexo Hospitalar Jandhuy Carneiro. Durante a solenidade, que teve início às 09h, cerca de 40 doadores foram agraciados com a medalha Sopro de Vida. “Após a criação da honraria, essa foi a primeira sessão solene que realizamos para entrega dessa comenda e foi muito gratificante poder fazer essa homenagem àqueles que já salvaram tantas vidas. ”, comemorou a presidente da câmara, Tide Eduardo (UB), autora da propositura. Ela coordenou os trabalhos juntamente com a colega Nega Fofa (que também foi homenageada por ser doadora) e os vereadores Josmá Oliveira e Dércio Motos.

Participaram da Sessão Solene, além dos doadores homenageados, Drª Fernanda Lucena Roberto, diretora do Hemonúcleo de Patos; Drª Shirlene Dantas Gadelha, diretora do Hemocentro da Paraíba; Liliane Sena, diretora do Hospital Day do Centro Universitário UNIFIP; Francisca Aparecida Lourenço, representando o Conselho Municipal de Saúde; Sgt. Zilmar, representando o Comando do 3º Batalhão de Polícia Militar de Patos e o Comando da Escola do Exército em Patos (TG-07/002), Subtenente Gilmar de Sousa da Silva e os instrutores de tiro: Subtenente Agenor Fernandes de Almeida e o 1º Sgt. José Watson Siqueira de Sousa. Os três também foram agraciados com a medalha. “Recomendamos aos nossos atiradores que sejam doadores regulares. Em 2022, cerca de 80 atiradores doaram sangue e, esse ano, já são mais de 50.”, revelou o comandante do Tiro de Guerra, Subtenente Gilmar.

Medalha Sopro de Vida

Essa honraria foi criada através da Lei Nº 5.781 de 02 de junho de 2022, de autoria do vereador Josmá Oliveira (PL), aprovada por unanimidade, com o objetivo, de acordo com seu Artigo 1º “apenas aos doadores de sangue regulares, ou seja: que doem entre 3 e 4 vezes ao ano, por pelo menos nos 08 anos consecutivos”, especifica a Lei. “Como doador de sangue que sou, acompanhei períodos de dificuldades nos estoques do Banco de Sangue de Patos e senti essa necessidade de criar essa comenda para estimular novos doadores. ”, explicou o edil.

Tribuna

Durante seu pronunciamento, a Drª Fernanda Lucena Roberto, diretora do Hemonúcleo de Patos, ressaltou a importância da horaria. “Hoje é um dia especial para todos os doadores. Agradeço aos vereadores e, em especial, a presidente desta casa pela propositura. ”, resumiu a médica, dirigindo um agradecimento especial “a equipe de luta e trabalho que diariamente se esforça para salvar. Minha eterna gratidão. ”, pontuou.

A diretora do Hemocentro da Paraíba, Drª Shirlene Dantas Gadelha, em nome do senhor Cláudio Silva, um dos doadores presentes na sessão, agradeceu aos demais pelo esforço em manter as doações regulares. “Esse produto (sangue) não é encontrado à venda em farmácias: tem que ser doado. Por tanto, uma homenagem mais que justa para esses salvadores de vida. Que iniciativas como essa se repitam em escolas, empresas, industrias e empresas, de maneira que possam estimular novos doadores. ”, conclamou.

Junho Vermelho

O Hemocentro da Paraíba abriu na última quinta-feira (2) a campanha dedicada aos doadores, em agradecimento pelas doações voluntárias, altruístas e solidárias. Durante todo o mês de junho busca mobilizar empresas, instituições e doadores na ação solidária da doação de sangue, devido a sinalização da redução dos estoques de hemocomponentes que tradicionalmente acontece nesta época do ano.

A campanha foi aberta na Agência Transfusional de Princesa Isabel, com a realização de uma coleta externa de sangue. Conforme a programação do Hemocentro da Paraíba, no próximo dia 14, será comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue, com homenagens e agradecimentos aos doadores. E, ao longo do mês, serão realizadas palestras educativas, campanhas de doação de sangue e caravanas solidárias. Essas informações estão no site do governo, www.paraiba.pb.gov.br

CM

Deixe seu comentário