Compartilhe!

O ano de 2024 deve chegar com muita chuva na Região Norte, de acordo com previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nas duas primeiras semanas, haverá bastante umidade e chuvas em praticamente toda a região.

Segundo o Inmet, as chuvas, acompanhadas de rajadas de vento e trovoadas em alguns Estados do Nordeste, se devem a sistemas meteorológicos típicos de verão, como por exemplo a zona de convergência intertropical (ZCIT) e a zona de convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

Esses dois sistemas também devem causar chuvas no Norte, Centro-Oeste e Sudeste nas primeiras semanas do ano.

“Além desses sistemas, a influência da variabilidade intrasazonal irá favorecer o aumento da umidade na Região Nordeste, contribuindo assim, com o aumento da nebulosidade e da chuva”, informou o Inmet.

O instituto, ligado ao Ministério da Agricultura, também afirmou que “apesar da possibilidade de transtornos”, as chuvas vão “contribuir para a recuperação da umidade no solo e das reservas hídricas”.

Chuvas isoladas serão registradas do Norte ao Sudeste no
réveillon, diz Inmet

De acordo com a previsão do tempo para as capitais brasileiras do Inmet, haverá chuvas isoladas em todas as capitais dos Estados no último dia do ano. Não há previsão de chuvas apenas para as capitais do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Veja a matéria completa na Revista Oeste.

Revista Oeste

Deixe seu comentário