Compartilhe!

A construção do Hospital de Clínicas e Traumatologia do Sertão, em Patos, está prestes a ganhar um novo capítulo. O processo licitatório para conhecer a empresa especializada que irá realizar o projeto acontece no próximo dia 11, na sede da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), a partir das 10h.

O aviso para a concorrência 032/2023 foi divulgado no Diário Oficial do Estado (DOE) no mês de dezembro. A obra, que tem o valor estimado em mais de R$ 130 milhões, visa proporcionar acesso a serviços qualificados e demais níveis de atenção à saúde dos pacientes em escala geral, contando com diversas clínicas, sendo elas pediátricas, neurológicas, ortopédicas e cirúrgicas.

De acordo com a engenheira Simone Guimarães, superintendente da Suplan, as obras do Hospital de Clínicas e Traumatologia do Sertão serão iniciadas ainda neste primeiro semestre de 2024 e com previsão de serem entregues no prazo de dois anos.

Além disso, oferecerá serviços de Urgência e Emergência, com atendimento imediato, rápida intervenção com consultórios e observações e ambulatorial.

“É a Engenharia Civil transformando mais um grande sonho em realidade na Paraíba, um hospital que brevemente chegará evitando que as pessoas precisem se deslocar para outros municípios atrás de atendimento. É mais dignidade para a população do Sertão. Projetamos o hospital para que ele atenda todas as necessidades para que a Secretaria de Estado da Saúde siga ampliando as ações, investimentos e promoção da saúde do povo paraibano”, destacou Simone Guimarães.

O hospital será construído pelo Governo da Paraíba próximo ao Rodoshopping, na saída de Patos para Campina Grande.

Além das 230 vagas entre leitos e macas para atendimento obstétrico e complementares, o hospital contará com área administrativa; Agência Transfusional; Central de Abastecimento Farmacêutico; Central de Material Esterilizado; Centro Cirúrgico; Ensino e Pesquisa; Farmácia; Laboratórios; Lactário e Nutrição Enteral; Unidade de Alimentação e Nutrição; Unidade de Tratamento de Queimados; UTI Adulto Feminina; UTI Adulto Masculina; UTI Infantil; e área social.  No piso superior estarão organizadas a Enfermaria Cirúrgica; Enfermaria Clínica; Enfermaria Detentos; Enfermaria Neurológica; Enfermaria Ortopédica; Enfermaria Pediátrica; Enfermaria Queimados; Infraestrutura Predial.

E no subsolo: Unidade de Processamento de Roupas; Administrativo; Almoxarifado; Central de Armazenamento Farmacêutico; Centro de imagem; Conforto e Higiene; Emergência; Estação de Tratamento de Água e Esgoto; Central de Lixo; Infraestrutura Predial; Gases Medicinais; Necrotério; Oficina/garagem; Serviço de Armazenamento Médico e Estatístico; Unidade de Alimentação e Nutrição, Urgência; Área social; Segurança Predial e estacionamento.

Lusângela Azevêdo – A União

Deixe seu comentário