Uma grávida de 14 anos morreu nesse sábado (17) após dar à luz, na cidade de Itaporanga, no Vale do Piancó. Raissa Rayane Soares de Oliveira estava no oitavo mês de gestação.
De acordo com familiares, a adolescente sentiu dor de cabeça durante a madrugada, mas tomou remédio e foi dormir. Ao amanhecer, ela começou a passar mal e foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao hospital distrital do município com pressão bastante alta e com convulsões.
Ao dar entrada na unidade hospitalar, a parturiente foi submetida a uma cesariana de urgência, e teve parada cardiorrespiratória.
“Ao chegar, ela foi para a sala de parto, onde foi recebida por uma equipe multidisciplinar, composta por dois obstetras, uma pediatra e enfermeiros”, disse, em nota, a direção do hospital.
Mesmo após os esforços médicos, Raissa não resistiu e foi a óbito.
Conforme o boletim enviado ao Diamante Online pela unidade de saúde, Raissa não havia realizado o pré-natal completo e teve um quadro de eclampsia decorrente de uma Síndrome Hipertensiva Específica da Gestação (SHEG).
Após o parto, a bebê nasceu com vida, porém, com problemas respiratórios, sendo necessária a reanimação. Depois de estabilizada, a recém-nascida foi transferida ao Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal do hospital Edson Ramalho, em João Pessoa.
A morte prematura da adolescente causou comoção na cidade.
A diretora do hospital, Shirleyanne Brasileiro, solidarizou-se com a família e colocou-se à disposição.