Compartilhe!

OPrograma Opera Paraíba deu início, nesta quinta-feira (18), à realização de 275 cirurgias oftalmológicas no Hospital e Maternidade Sinhá Carneiro, unidade hospitalar do Estado em Santa Luzia, referência para atendimentos eletivos, ambulatoriais, de urgência, emergência e maternidade. Os procedimentos incluem 200 cirurgias de catarata e 75 de retirada de pterígio, distribuídos em cinco dias, encerrando na próxima segunda-feira (22).

A responsável técnica de enfermagem e coordenadora do bloco cirúrgico, Suzy Anne Valentim de Araújo Figueiredo, reforçou que o Programa Opera Paraíba é uma ação do Governo do Estado, executado pela Secretaria de Estado da Saúde, que tem o objetivo de facilitar o acesso da população às cirurgias eletivas e reduzir o tempo de espera por um procedimento cirúrgico. “O Hospital e Maternidade Sinhá Carneiro atende à região do Vale do Sertão e está preparado para oferecer à população um serviço humanizado e de qualidade, trazendo de volta qualidade de vida. Cuidar da visão é dar novamente autonomia para essas pessoas realizarem suas atividades no dia a dia”, afirmou.

Vera Lucia Barbosa da Silva, de 73 anos, moradora de Patos, está realizando o tratamento contra o câncer, e sentiu que a visão não estava muito bem. Logo, recorreu ao médico e foi informada que estava com catarata nos dois olhos. “Saúde é algo muito importante, principalmente a visão. Você quer ler, quer ver as coisas e não consegue. Eu gosto de ler a bíblia, de ler tudo e não estou conseguindo”, relatou. Impressionada com a agilidade do programa, Vera Lúcia deixou o seu recado para quem precisa de uma cirurgia de catarata. “Procurem o Programa Opera Paraíba para se cuidar, que é muito bom, é uma coisa que beneficia a gente, você pode enxergar melhor e não ficar parado no tempo. Mesmo com dificuldade se esforce e vá, eu posso me considerar uma guerreira de tantas coisas que eu já passei e eu não desisto, tô lutando”, completou.

A cirurgia de catarata, que leva de 10 a 20 minutos, envolve a remoção do cristalino opacificado e sua substituição por uma lente intraocular, sob anestesia local. Já a cirurgia de pterígio, com duração média de 30 minutos, consiste na remoção do tecido carnoso sobre a córnea, também realizada com anestesia local. Ambos os procedimentos são ambulatoriais e visam melhorar a visão e a qualidade de vida dos pacientes, sendo considerados seguros e eficazes.

Para ser contemplada no programa, a população deve procurar as secretarias municipais de Saúde de suas cidades e fazer o cadastro no Sistema Estadual de Regulação. Também é possível acessar ao site operaparaiba.pb.gov.br, onde são preenchidos os dados pessoais, comprovante de residência e anexados os exames e laudos médicos. Desde que foi lançado em 2019, o Programa Opera Paraíba já atendeu a mais de 100 mil paraibanos com a oferta de 80 procedimentos cirúrgicos em 14 especialidades médicas.

SECOM-PB

Deixe seu comentário