O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, iniciou na última sexta-feira (3), na cidade de Cuité, o calendário das Audiências Públicas Regionais do Orçamento Democrático Estadual (ODE). Para esse ano de 2024, o orçamento previsto é de R$ 751 milhões destinados às demandas que serão apresentadas nas16 audiências públicas regionais em 14 regiões geoadministrativas do Estado, envolvendo a população dos 223 municípios paraibanos.
Para a audiência de Patos, no Sertão do Estado, que acontece no dia 7 de junho às 19h, no ginásio O Gelão, localizado no Bairro Jatobá, zona sul da cidade. Representantes de diversos segmentos do Governo do Estado realizaram, na tarde de hoje (7), uma importante reunião preparatória, no auditório da 6ª Gerência de Ensino. Juntos, eles discutiram sobre a importância da participação popular nas audiências públicas regionais, os principais pontos que pretendem abordar na plenária, além da contribuição de cada um no dia do evento.
A reunião conduzida pelos articuladores do ODE Thiago Souza e Cida Dias e a Perla Alves, contou com a participação dos conselheiros André Alves, Zé Ilton, Carminha do SINFEMP, Mãe Adriana e de representantes dos órgãos Agevisa, Educação, Saúde, Emaper, Casa da Cidadania e da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC).
O Orçamento Democrático Estadual é responsável pela promoção da cidadania participativa na Paraíba e tem o objetivo de fomentar o empoderamento popular nas tomadas de decisões governamentais e dos gastos públicos. No ano passado, mais de 81 mil pessoas participaram das 15 plenárias com 95.234 sugestões apontadas pela população, dentre elas, 10.748 foram atendidas pelo Governo do Estado.
Assessoria