Donald Sutherland morreu nesta quinta-feira (20), em Miami. A notícia foi confirmada pelo filho do ator, Kiefer Sutherland, nas redes sociais. Sutherland tinha 88 anos.
“Com o coração pesado, digo-lhes que meu pai, Donald Sutherland, faleceu. Pessoalmente, considero um dos atores mais importantes da história do cinema. Nunca se deixou intimidar por um papel, seja ele bom, ruim ou feio. Ele amava o que fazia e fazia o que amava, e nunca se pode pedir mais do que isso. Uma vida bem vivida”.
Sutherland é considerado um dos rostos mais marcantes de Hollywood. Ele participou de filmes icônicos como “M*A*S*H”, “Orgulho e Preconceito” e a franquia “Jogos Vorazes”.
Ele deixa sua esposa, Francine Racette, e os filhos Roeg, Rossif, Angus, Kiefer e Rachel. O ator tinha quatro netos.
Donald Sutherland iniciou sua carreira na década de 1960. Ele interpretou vilões, anti-heróis e até protagonistas românticos, trabalhando com diretores de renome como Bernardo Bertolucci, Robert Altman e Clint Eastwood. Em 2019, ao rever sua carreira, ele disse que não tinha como escolher um filme favorito entre os mais de 150 em que participou.
Sutherland foi vencedor do Emmy, do Globo de Ouro, e era considerado um dos melhores atores a nunca vencer um Oscar. Ele recebeu uma estatueta honorária em 2017.
Em 2019, ele foi homenageado no festival de cinema na Espanha.
Apaixonado pelo trabalho, Sutherland nunca se aposentou e seguia fazendo novos papéis.
“Adoro sentir minha mão encaixada na luva de algum outro personagem. Sinto uma liberdade enorme, o tempo pára para mim. Não sou tão louco como costumava ser, mas ainda sou um pouco louco”, disse o ator ao jornalista Charlie Rose em 1998.