Compartilhe!

Na próxima segunda-feira, 15/07, a UFCG Campus Patos e a Fiocruz realizarão um evento com uma exposição no auditório Paulo Facin para abordar os impactos das mudanças climáticas na saúde.

Os eventos climáticos extremos, a degradação ambiental e as desigualdades socioeconômicas exacerbam o risco de epidemias de doenças infecciosas. Os impactos das mudanças climáticas em curso têm se mostrado altamente diferenciados segundo as configurações socioespaciais locais.

As consequências das mudanças climáticas demandam a mobilização de diversos movimentos da sociedade civil, entidades privadas e poder público para a identificação do problema dentro de um contexto social e/ou institucional.

Além disso, demandam o levantamento de dados relativos ao problema, a análise dos dados, a identificação da necessidade de mudança, o levantamento de possíveis soluções e, por fim, a intervenção e/ou ação propriamente dita.

A participação e o envolvimento da comunidade envolvem o compartilhamento de saberes e percepções, reconhecendo as pessoas ao incluí-las como agentes que podem avaliar suas próprias situações, propor e desenvolver soluções baseadas em suas habilidades, conhecimentos e experiências.

Para lidar com problemas complexos como esse, a integração entre os diversos atores da sociedade é a base essencial para mudanças efetivas, propiciando o desenvolvimento de políticas mais aderentes à realidade e uma comunidade mais aberta às iniciativas políticas formuladas com base nas recomendações resultantes da pesquisa.

O projeto Harmonize é um consórcio de instituições de pesquisa do Brasil, Peru, Colômbia, República Dominicana e Espanha. Seu objetivo é reunir e organizar dados climáticos, ambientais, socioeconômicos e de saúde de várias fontes existentes, bem como coletar novos dados longitudinais em campo, usando tecnologia de drone e sensores climáticos de baixo custo, para calibrar e adaptar para escalas locais, produtos de observação da Terra, de análise climática e modelos de transmissão de doenças.

A proposta deste encontro é desenvolver de forma conjunta com os municípios uma análise de situação dos riscos para a saúde associados às mudanças climáticas nas cidades de Patos e Mãe d’Água, com a identificação de áreas vulneráveis e períodos de maior risco à transmissão de doenças.

Folha Patoense com Assessoria

Deixe seu comentário