Compartilhe!

Mais de 190 alunos receberam certificados na última oferta de cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) referente ao edital nº 032/2023, que finalizou no início do mês de julho. A iniciativa, que visa a oferta de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) por meio dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), envolveu a participação de instituições requerentes em 11 cidades da Paraíba, abrangendo João Pessoa, Conde, Cabedelo, Pilõezinhos, Assunção, Boa Vista, Igaracy, Uiraúna, Sousa, Picuí e Casserengue.

Os cursos oferecidos, com cargas horárias variando entre 160h, 200h e 240h, incluíram as áreas de Auxiliar em Nutrição e Dietética, Recepcionista, Condutor de Turismo de Aventura, Microempreendedor Individual, Gestor de Microempresa e Agricultor Familiar. As formações visam atender a demanda de qualificação profissional em diferentes setores, promovendo o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes.

A oferta dos cursos do Pronatec é uma parceria entre diversas instituições requerentes e o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação, visando proporcionar oportunidades de desenvolvimento profissional para jovens e adultos de diferentes idades. O edital nº 032/2023, lançado em fevereiro de 2024, foi fundamental para expandir o alcance do programa, beneficiando um público diversificado e promovendo a inclusão social por meio da educação.

O curso de Gestor de Microempresa, realizado em Uiraúna, se destacou pelo impacto positivo gerado na comunidade local. Segundo a professora Edivânia Melo, o curso agregou imensurável valor aos estudantes. “As aulas proporcionaram conhecimentos que contribuirão com o aumento da competitividade da economia, a geração de emprego e renda, o fomento da cultura empreendedora local e a economia do município. Isso é muito importante”. A formação visou capacitar os alunos para gerir pequenas empresas, fomentando o empreendedorismo e fortalecendo a economia do  município.

A equipe do Pronatec acompanhou de perto todas as cerimônias de certificação, ressaltando a importância do processo formativo. O coordenador adjunto pedagógico Rinaldo Filho relatou a importância das certificações. “É um momento que culmina com tudo aquilo que foi vivido ao longo do curso, mostrando a união e determinação da equipe, assim como seu potencial”, salientou. Durante os eventos de culminância, também foi possível observar a participação ativa de alunos que já empreendiam, oferecendo seus produtos e serviços, além da presença de famílias inteiras motivadas pela qualificação profissional.

Os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) são uma das vertentes do Pronatec que buscam atender a necessidade de qualificação de mão-de-obra para o mercado de trabalho, contribuindo para a empregabilidade e a geração de renda. A diversidade de cursos ofertados permite que os alunos escolham áreas de interesse, aumentando suas chances de inserção no mercado de trabalho e aprimorando suas habilidades.

“A conclusão de mais uma oferta de cursos e a certificação dos alunos representam um momento muito importante para a educação profissional na Paraíba, refletindo o compromisso da Secretaria e do Pronatec com a formação de qualidade e a promoção do desenvolvimento socioeconômico. A continuidade de iniciativas como essa é essencial para garantir que mais pessoas tenham acesso a oportunidades de qualificação, contribuindo para um futuro melhor para todos”, destaca o secretário de Estado da Educação, Wilson Filho.

Secom-PB

Deixe seu comentário