José de Lima é o autor da pintura decorativa feita de 1949 a 1951 na Catedral de Nossa Senhora da Guia, em Patos.
Compartilhe!

A tradicional Festa de Nossa Senhora da Guia de Patos, a maior celebração religiosa do Sertão da Paraíba, realizada entre 14 a 24 de setembro e, neste ano, iluminada pelo tema “Maria, virgem jovem, peregrina conosco em oração”, terá como uma das novidades uma mostra da arte de José Lima, o autor da pintura decorativa da Catedral que foi realizada entre os anos de 1949 a 1951. A exposição será no Salão Paroquial, ao lado da Catedral.

Com destaque para a principal temática do artista plástico, os elementos e a arte sacra dos interiores e particulares de diversas igrejas retratadas, entre as obras expostas estará um quadro especial que, em meios às comemorações, terá a sua valia destinada às obras da Paróquia. Executada em 1954 e retratando o Santo Papa Pio X, a tela foi um presente de José Lima para o Monsenhor Afonso Medeiros Chaves, religioso que muito atuou no Estado de Sergipe. Colocada em disponibilidade, a tela foi adquirida pelo sobrinho responsável pelo acervo documental e site oficial do artista plástico, José Pedro de Brito Filho, para compor a exposição e ser leiloada durante a festa. Parte da história do autor, do presenteado, de Sergipe e, agora, de Patos na Paraíba, o arrematante estará adquirindo muito mais que uma obra de arte.

Considerada um dos marcos da grandiosa arte de José Lima, com mais de 200 m² de pintura decorativa, a Catedral de Patos foi uma das seis igrejas que receberam a assinatura do artista. Durante os 10 dias da festa, devotos e devotas celebrarão aquela que é três vezes padroeira: padroeira da Catedral de Nossa Senhora da Guia, padroeira da Diocese de Patos e padroeira da cidade de Patos, e também poderão conhecer outras obras do autor do maior monumento sacro do Sertão paraibano.

Jornalista Damião Lucena

 

Deixe seu comentário