Com o objetivo de dar mais celeridade ao processo de alta dos pacientes, o serviço de Hemodinâmica instalado no Complexo Hospitalar Deputado Janduhy Carneiro, em Patos, pertencente à rede estadual de saúde e gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), implantou a visita multiprofissional em sua Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Cardiológica. A iniciativa favorece melhores resultados clínicos, aumentando a segurança e qualidade no atendimento ao paciente, pois conta com a presença de fisioterapeuta, enfermeiro, técnico em enfermagem, médico plantonista, coordenação médica e coordenação de práticas assistenciais.
Já foram realizadas duas visitas, sendo a mais recente realizada nesta terça-feira (29). Segundo o médico cardiologista Lucas Xavier, líder de Práticas Médicas da Hemodinâmica de Patos, a visita multiprofissional tem grande importância para o acompanhamento longitudinal do paciente por possibilitar uma integração entre as equipes. “Neste momento de visita, tentamos achar soluções para os problemas que vamos enfrentar, estipular o tempo de alta e resolver pendências do paciente como algum exame laboratorial e exame de imagem, que são essenciais para a gente poder chegar de forma adequada para o paciente e efetivar a rotatividade de leito na UTI, ne enfermaria e na unidade de cuidados cardiológicos”, explicou.
De acordo com a coordenadora de Práticas Assistenciais da Hemodinâmica de Patos, Kamila Leite, a presença de múltiplos profissionais facilita a troca de informações, colabora com uma visão mais ampla sobre o paciente e garante que todos estejam alinhados quanto ao plano de cuidado. “A interação entre as diferentes especialidades promove discussões que podem levar a decisões mais embasadas sobre o tratamento do paciente, resultando em intervenções mais rápidas e eficazes. Durante a visita, podemos observar o estado geral do paciente, verificar suas necessidades conforme a avaliação de cada profissional e, assim, podemos agilizar todo o processo de restauração da saúde, reduzindo o tempo de internação de forma segura”, afirmou.
As visitas multiprofissionais deverão ocorrer semanalmente ou de acordo com a necessidade dos pacientes. Para a coordenadora administrativa da Hemodinâmica de Patos, a implantação da visita multiprofissional no serviço é mais uma iniciativa que beneficia os usuários, fortalecendo o cuidado e agregando valor ao tratamento. “Todo paciente é um ser complexo e assim precisa ser tratado com muito cuidado e eficiência. Diante de tamanha complexidade, ter um olhar multiprofissional é essencial para que o tratamento seja bem-sucedido”, concluiu.
Hemodinâmica de Patos – O equipamento iniciou o funcionamento em 20 de dezembro de 2022, e, desde então, beneficia diretamente a população de 89 municípios do sertão paraibano, atendidos pela 3ª macrorregião. Em setembro de 2024, a Hemodinâmica de Patos atingiu a meta anual de 2.160 procedimentos de cardiologia intervencionista.
Também este ano, no mês de maio, a Fundação PB Saúde inaugurou a nova Unidade de Decisão Cardiológica (UDC) para proporcionar uma assistência ainda melhor aos pacientes do serviço. Composta por cinco leitos completos com monitores, multiparâmetros e respiradores, a UDC funciona como uma unidade de transição, onde a equipe médica pode tomar decisões rápidas e eficientes para garantir a melhor condução dos casos.
Secom-PB