Na noite desta sexta-feira, 27/12, a deputada estadual Francisca Motta manifestou seu compromisso em lutar pela implantação de um Escritório de Representação Institucional do Governo da Paraíba no Sertão. A declaração foi feita em resposta a seguidores no Instagram, que solicitaram seu apoio à iniciativa.
Atualmente, o Governo da Paraíba mantém um Escritório de Representação Institucional em Campina Grande, inaugurado 8 de junho de 2022. Nesse local, funcionam diversos órgãos da administração pública estadual, incluindo o gabinete do governador, a Vice-Governadoria, a Secretaria de Articulação, a Casa Militar, a Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), a Procuradoria Geral do Estado, a Rádio Tabajara, o Empreender Paraíba, o Orçamento Democrático Estadual, a Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad) e a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema).
A proposta de criar um escritório semelhante em Patos visa descentralizar os serviços públicos estaduais, facilitando o acesso da população sertaneja às políticas e ações governamentais, sem a necessidade de deslocamento para João Pessoa ou Campina Grande. Oficializadocomo a Capital do Sertão da Paraíba pela Lei Estadual 12.418/2022, o município de Patos possui uma população significativa e é referência para mais de 1 milhão de habitantes na região. A implantação de um escritório de representação na cidade atenderia diretamente às demandas dos municípios sertanejos, agilizando processos administrativos e fortalecendo a representatividade da região nas decisões estaduais.
A iniciativa também busca equilibrar a presença governamental nas diversas regiões do estado, considerando que o escritório mais próximo atualmente está em Campina Grande, que já polariza o Agreste paraibano. A criação de um escritório em Patos reduziria as longas distâncias enfrentadas pelos sertanejos para resolver questões administrativas, promovendo maior eficiência na gestão pública e na articulação entre os municípios do Sertão e o Governo da Paraíba.
A manifestação de apoio de Francisca Motta reforça a importância dessa demanda regional, que visa trazer ao Sertão um suporte governamental mais próximo, seguindo o modelo já adotado em Campina Grande, mas adaptado às particularidades e necessidades da região sertaneja. “Contem com o nosso mandato, para lutar pelo Escritório de Representação no Sertão.”, destacou a parlamentar.