O documentário “Rastros de fé” produzido em Salgadinho, na Região Metropolitana de Patos, foi selecionado para ser exibido em Exu-PE, durante o evento Encontro de Saberes da Caatinga que ocorre entre os dias 19 a 26 de janeiro, na ocasião o evento é um encontro para celebrar os saberes ancestrais das rezadeiras, parteiras e raizeiros de diversas partes do Brasil.
O documentário faz uma abordagem da trajetória de quatro rezadeiras sendo Ester Mota, Dona Nininha, Da Paz e Lindines Elias, que em pleno século XXI resistem, em meio ao mundo voltado a tecnologia desenvolvendo a arte de curar nas comunidades onde moram. A produção aponta as suas raízes culturais dessas mulheres mostrando como se deu a sua iniciação no oficio de rezar e salientando a importância dessas mulheres para a produção da identidade da comunidade, e além disso essa produção é um mergulho no sagrado feminino das rezadeiras.
O documentário financiado pela Lei Aldir Blanc, conta com a direção de Ivo Fernandes, assistente de direção de Juliana Alves, roteiro de Ivo Fernandes e Juliana Alves, produção de Joselito Oliveira (Nito), edição e trilha sonora de Amilton Santos e fotografia de Gabriele Gomes.
Falando sobre sua participação no documentário Gabriele pontua “Participar do documentário sobre Rezadeiras idealizado pelo meu amigo Ivo Fernandes foi uma grande experiência para mim, foi de um grande prazer poder me aprofundar nesses conhecimentos ancestrais essa oportunidade serviu para minha evolução profissional e espiritual. Já o diretor do documentário pontou “como neto de uma partira rezadeira é uma alegria imensa poder honrar minha ancestralidade por meio da exibição do Rastros de fé.
Assessoria