Compartilhe!

O Programa Saúde Renal Paraíba realizou os primeiros atendimentos, nessa terça-feira (7), no Hospital de Clínicas, em Campina Grande e no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos. O Programa – lançado no dia 2 de dezembro de 2024 -, é uma nova linha de cuidado ofertada pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que visa ampliar o acesso do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) à assistência especializada em nefrologia com consultas, exames laboratoriais e de imagem, até a hemodiálise, caso o paciente precise.

Em Campina Grande, entre os pacientes atendidos neste primeiro dia, uma mulher de Itabaiana saiu com encaminhamento para realizar hemodiálise, após passar por consultas e todo suporte necessário com acompanhamento de nutricionista, assistente social, psicólogo e agendamento dos exames laboratoriais, além de ultrassom do aparelho urinário e com doppler dos membros superiores (para avaliar as veias e artérias mais adequadas para a confecção de uma fístula arteriovenosa (FAV) para hemodiálise para a confecção de fístula).

O vigilante Francisco Luciano Cirilo Cruz, de 52 anos, foi o primeiro paciente a ser atendido no ambulatório de Nefrologia do Complexo Hospitalar Regional de Patos. Ele também foi acompanhado por uma equipe multiprofissional da unidade formada por nutricionista, psicólogo e assistente social e passou por uma bateria de exames.  Para ele, ter um atendimento na cidade onde mora faz toda a diferença. “A gente andava muito para ser atendido, pois comecei o meu tratamento em Caicó. Mas agora será bom demais ser atendido aqui no hospital, em Patos, pelo SUS. Estou muito satisfeito e mais tranquilo e o atendimento foi muito bom”, reiterou o paciente.

Para a esposa de Francisco, a professora Eliane de Sousa Cirilo, ter o atendimento perto de casa foi uma grata surpresa. “Isso nos deixou muito felizes. Há mais de um ano que a gente procurava o serviço aqui, mas só tinha particular, o que era um gasto considerável e completamente fora de nossas possibilidades financeiras e ter esse serviço gratuito foi muito bom. Significa que Patos está avançando na assistência à saúde da população”, afirmou.

Como ter acesso ao Programa

Ao dar entrada na Atenção Básica com suspeita ou o diagnóstico fechado de doença renal crônica, o paciente será submetido  à avaliação médica  e, ao ser identificada a necessidade de exames e consultas especializadas, será encaminhado, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ao Sistema de Regulação (Sisreg), a partir do qual terá todo o acompanhamento.

Após estar inserido no Sisreg, o paciente passará por consulta especializada e, dentro do próprio serviço, será encaminhado para o setor de marcação para que sejam marcados exames, diálise ou consulta de retorno, por meio da Central de Regulação Ambulatorial do Estado. Em caso de dúvidas ou consultas, o usuário pode entrar em contato com a equipe de regulação do Estado pelo número (WhatsApp) (83) 99146-4298.

Secom-PB

Deixe seu comentário