O governo da Paraíba anunciou a construção de um Centro Socioeducativo de Internação em Patos. O projeto faz parte do programa “Paraíba 2025-2026” e terá investimentos de R$ 28,5 milhões destinados também à construção de uma unidade em Campina Grande. O objetivo é reforçar o atendimento a adolescentes em conflito com a lei, ampliando a infraestrutura destinada à ressocialização e inclusão social.
Atualmente, o Sertão do estado conta com uma unidade socioeducativa localizada na cidade de Sousa, que atende a adolescentes de municípios vizinhos, incluindo Patos. Com a nova unidade, o governo busca descentralizar o atendimento, reduzindo a necessidade de deslocamento das famílias e dos jovens internados, além de oferecer maior eficiência no acompanhamento dos casos.
A implantação do Centro Socioeducativo em Patos também atende a uma solicitação do ex-vereador Zé Gonçalves, que apresentou requerimento para a construção de uma unidade na cidade no dia 23 de maio de 2023, fruto de uma sugestão do jovem Pedro Jorge Nunes da Costa. Ele destacou as dificuldades enfrentadas pelas famílias de adolescentes que precisam se deslocar até Sousa e defendeu a relevância de Patos como um polo regional, apto a oferecer serviços mais acessíveis para os municípios vizinhos. O requerimento foi aprovado por unanimidade, reforçando a necessidade de descentralização do atendimento socioeducativo na região.
Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com