Cada país conta com um esporte tradicionalmente para chamar de seu. O Brasil é internacionalmente conhecido como o país do futebol, enquanto os Estados Unidos possuem um tipo específico de futebol jogado com as mãos e decidido no famoso Super Bowl. Mas, você sabe apontar quais são os esportes mais populares do mundo?
Então, leia até o final para descobrir se as suas modalidades favoritas fazem parte da lista!
Os esportes mais praticados e assistidos ao redor do globo
Provavelmente, você acertou o número 1 da nossa lista, mas pode se surpreender com as outras modalidades citadas:
Futebol
Certamente, essa foi a alternativa mais óbvia em uma lista com os 10 esportes mais populares do mundo. Com bilhões de entusiastas espalhados por todos os cantos do mundo, os números do futebol são absurdos. As partidas mais relevantes são as decisões da Copa do Mundo, Eurocopa e Liga dos Campeões da Europa.
Críquete
Ainda desconhecido no território nacional, o críquete arrasta multidões em diversos países, sobretudo, antigas colônias do Reino Unido. A lista inclui Índia, Paquistão, Austrália e África do Sul.
Basquete
Criado nos Estados Unidos, o basquete soma fãs fervorosos em praticamente todos os países. Por ter uma fórmula simples e dinâmica, esse esporte se destaca pelas jogadas e cestas sensacionais. Em âmbito mundial, a NBA e a Euroliga são as principais disputas, nacionalmente, temos o NBB (Novo Basquete Brasil).
Tênis
Com seis séculos de história, o tênis abre possibilidades para pessoas de todas as idades. Com competições de repercussão mundial ocorrendo anualmente, o esporte conta com a força de grandes nomes para chegar aos locais mais distantes.
Vôlei
O voleibol não é somente um dos esportes mais populares entre os brasileiros, mas também uma potencial global. A modalidade também se beneficia por contemplar disputas tanto em quadra quanto na areia, chegando ao auge nas Olimpíadas de Verão.
Tênis de Mesa
O famoso ping-pong recebe a denominação oficial de tênis de mesa e é forte nos países da Ásia. Muito famoso por ser um excelente passatempo, ele vem ganhando cada vez mais popularidade como esporte de alta performance no Brasil nos últimos anos devido a evolução dos nossos atletas.
Beisebol
O Brasil ainda está engatinhando nesta modalidade, mas conseguiu resultados interessantes no último Pan-Americano. Contudo, o beisebol surgiu nos Estados Unidos e as principais potenciais são Japão, Cuba, Coréia do Sul, Canadá, México e Venezuela.
Golfe
A história do golfe começou na Escócia, mas já soma milhões de adeptos em diferentes países como Inglaterra, Escócia, Irlanda, Irlanda do Norte, País de Gales, EUA, Austrália, Espanha, Alemanha, Suécia e África do Sul.
Rugby
Esse é o esporte mais praticado na Nova Zelândia, mas também possui um grande número de entusiastas na Argentina, o Uruguai, a África do Sul, a Austrália, o Japão, entre outros. No Brasil, essa modalidade ainda está dando os seus primeiros passos.
Fórmula 1
A principal modalidade de automobilismo do planeta, a F1 conseguiu forjar uma legião de fãs ao longo de décadas de disputas emocionantes e provas que rodam o mundo. O Grande Prêmio do Brasil continua ocorrendo todos os anos e levando milhares de pessoas até o Autódromo de Interlagos. Em 2025, nós voltaremos a contar com um representante: Gabriel Bortoleto.
A ascensão de esportes como basquete, críquete e tênis
A boa notícia é que outras modalidades estão conquistando adorados rapidamente, fazendo com que a variedade esportiva proporcione qualidade de vida para atletas amadores e o aumento da visibilidade para esportistas profissionais. Além disso, o Comitê Olímpico Internacional (COI) tem contribuído ao anunciar novidades no cronograma dos jogos.
Segundo o COI, 50% da população mundial acompanhou algum instante das disputas dos esportes de marca em Paris, no ano passado, via TV ou em plataformas digitais. Em outras palavras, cerca de 4 bilhões de pessoas conferiram modalidades que nem sempre possuem espaço na grande mídia.
Essa diversidade também pode apresentar opções interessantes para quem gosta de realizar apostas esportivas. Reforçando que essa é uma atividade exclusiva para maiores de idade e precisa ser encarada como um entretenimento.
Números de outros eventos esportivos:
- Tour de France (ciclismo): 3,5 bilhões de espectadores
- Copa do Mundo de Críquete: 2,6 bilhões de espectadores
- Jogos Olímpicos de Inverno: 2 bilhões de espectadores
- Super Bowl 2024: 265 milhões de espectadores
O impacto cultural e econômico dos esportes mais populares
Definitivamente, o esporte é a forma mais rápida, simples e econômica de unir pessoas de crenças, classes sociais e países diferentes. Com as redes sociais, as distâncias foram encurtadas e exemplos de superação e resiliência de atletas acabam por impactar positivamente a vida de milhões de pessoas.
Um jovem brasileiro pode se inspirar nas histórias fantásticas de jogadores lendários da NBA, como LeBron James e Kevin Durant, para conquistar os seus próprios sonhos dentro e fora das quadras. A habilidade de Neymar já motiva e pode motivar outras milhares de pessoas em vários continentes a seguirem seus objetivos.
Dessa maneira, o esporte é o maior aliado para inclusão social, promoção da acessibilidade e qualidade de vida. Afinal, nem todo mundo será um atleta profissional, mas os ídolos das mais diversas modalidades podem ajudar a combater problemas graves como ansiedade, depressão, sedentarismo, entre outros. Movimento é vida!