Patos (Imagem: Beto Silva/JPB1)
Compartilhe!

A cidade de Patos segue consolidando seu protagonismo regional com a organização do ecossistema de inovação para a implementação do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação (PTHI). A iniciativa promete fortalecer o desenvolvimento econômico, científico e tecnológico da cidade, conectando instituições de ensino superior, empreendedores e o setor produtivo local.

Com o avanço das políticas públicas de incentivo à inovação, Patos conta com uma boa cobertura de internet e já recebe apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ). Os editais dessa fundação vêm impulsionando projetos de pesquisa e desenvolvimento, beneficiando universidades e empresas locais. Um dos destaques é o Tecnova III, programa que fomenta um hub de soluções para negócios e startups.

Além disso, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (SECTIES) segue incentivando a organização de ecossistemas produtivos, como os setores de calçados e tecnologia da informação. Entre as ações previstas para Patos, destaca-se o programa “Limite do Visível”, que disponibilizará 80 vagas para cursos superiores tecnólogos em Ciências de Dados e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, contribuindo para a formação de mão de obra qualificada na região.

O desenvolvimento científico também se fortalece com iniciativas como o Programa Celso Furtado e o Conectando Startups, que já está em sua quarta edição e abrange todo o estado, incluindo Patos. Outro grande projeto que pode beneficiar a cidade é o Complexo Científico do Sertão, que engloba o BINGO, a Cidade da Astronomia, o Museu de Arqueologia e o Vale dos Dinossauros.

A SECTIES, por meio da FAPESQ, tem lançado editais para diversas áreas estratégicas, como o hidrogênio verde e a transição energética, em parceria com a EMPAER e o PROCASE. Além disso, pesquisas desenvolvidas na UFCG e na UEPB, com apoio da secretaria, têm envolvido pesquisadores paraibanos em projetos inovadores voltados para Patos e outras cidades do interior.

A implementação do PTHI em Patos representa um marco para o desenvolvimento tecnológico e a atração de novos investimentos. Com a crescente demanda por inovação e a estruturação de ecossistemas produtivos, a cidade se posiciona como um dos principais polos de inovação do interior paraibano.

Para mais informações sobre os programas e editais disponíveis, os interessados podem acessar os canais oficiais da SECTIES:

📷 Instagram: @cienciaetecnologiagovpb

🌐 Site: https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-da-ciencia-tecnologia-inovacao-e-ensino-superior

🔗 Outros: https://linktr.ee/sectiespb

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

Deixe seu comentário