Em todo ano de 2024, o estado da Paraíba registrou mais de 460 mil descargas atmosféricas. A informação é do Grupo Storm responsável pelo monitoramento e previsão de eventos climáticos, em parceria com a Energisa Paraíba. Esse número é o maior dos últimos 5 anos.
Já em 2025, no mês de janeiro o registro foi demais de 85 mil descargas atmosféricas em todo estado, um aumento de mais de 37% em relação a janeiro de 2024. A meteorologista e consultora da Energisa Paraíba, Dra. Ana Paula Paes, explica que esse aumento está associado a fatores oceânicos e atmosféricos, que juntos favoreceram o desenvolvimento de nuvens de tempestades sobre a região.
“A temperatura da superfície do mar mais fria que o normal no Pacífico Equatorial, e mais quente sobre o Atlântico Tropical, tendem a favorecer a formação de nuvens sobre a região. Sobre o continente, uma Oscilação chamada de “Madden-Julian” (OMJ) também esteve na fase favorável ao desenvolvimento de nuvens e chuva com descargas atmosféricas sobre o Nordeste do Brasil”, explicou a meteorologista.
Ela enfatiza ainda que para os próximos dias, a atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) deve deixar o tempo instável e com condições para chuvas que poderão ser localmente fortes e vir acompanhadas de descargas atmosféricas em grande parte da Paraíba.
O coordenador do Centro de Operações da Energisa Paraíba, Bruno Correa, ressalta que o Centro de Operação Integrado, realiza o monitoramento em tempo real de todo o sistema elétrico do estado, visando garantir um atendimento contínuo e rápido para os clientes, 24 horas por dia. “Temos um planejamento visando o bem-estar dos clientes, com medidas preventivas e ações efetivas diante dos eventos climáticos. Por meio desse plano, que é estruturado com equipes alocadas em pontos estratégicos em todo o Estado, buscamos manter a qualidade do fornecimento de energia e atender todas as solicitações dentro do prazo, mesmo diante das adversidades climáticas apresentadas”, explica.
Diante desse aumento nas chuvas e descargas, o coordenador orienta os clientes a desconectarem eletrodomésticos das tomadas e evitar a utilização de equipamentos que precisem permanecer ligados durante situações climáticas adversas. “É importante lembrar as pessoas a não se aproximarem de galhos ou cabos rompidos em decorrência de quedas de árvores e, em vez disso, acionar imediatamente os Bombeiros ou a própria concessionária, que podem resolver a situação de maneira segura e eficiente. A vida deve estar sempre em primeiro lugar”, concluiu.
Recomendações da Energisa:
- Durante as rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores
- Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada
- Caso perceba que alguma parede da sua casa está úmida, não ligue equipamentos elétricos em tomadas instaladas nela
- Não faça manutenções quando estiver chovendo
- Fique longe de áreas abertas, como campos de futebol. Também mantenha distância de piscinas, lagos, árvores, antenas e locais elevados
- Em caso de situações envolvendo a rede de energia, não se aproxime e entre em contato com a Energisa Paraíba
- Para informações ou em caso de acidentes ligue para o Corpo de Bombeiros pelo 193
Assessoria – Energisa