Compartilhe!

O jornalista e produtor cultural Diego Trindade foi selecionado através do Edital Birôs Criativos, promovido pelo Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (SECULT/PB) e da Fundação de Educação Tecnologia e Cultural da Paraíba. A partir do dia 17 de janeiro de 2025, Diego e os demais selecionados passarão a atuar como produtor cultural dentro do programa, que visa fortalecer e apoiar a produção cultural em diferentes regiões do estado.

O Edital Birôs Criativos promoveu a seleção de 22 produtores culturais, com experiência comprovada em produção e gestão cultural, para atuar por um período de 12 meses nos pontos de apoio cultural instalados dentro dos campi do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Esses pontos de apoio funcionarão como espaços de suporte para artistas e agentes culturais, oferecendo acompanhamento especializado na elaboração e submissão de projetos culturais a editais públicos.

O que são os birôs criativos? Os birôs criativos são espaços instalados em câmpus do Instituto Federal da Paraíba em todas as regionais de cultura e têm como objetivo prestar suporte às atividades desenvolvidas pela Pnab.

Os produtores selecionados, incluindo Diego Trindade, terão um papel fundamental na realização de atendimentos aos agentes culturais locais, bem como na promoção de oficinas de capacitação em cidades vizinhas. Essas oficinas serão voltadas para orientar artistas e produtores interessados em submeter seus projetos a editais públicos da SECULT/PB.

Com essa iniciativa, o Governo do Estado busca descentralizar o acesso a recursos culturais, promovendo a inclusão e o fortalecimento das expressões artísticas em diferentes regiões da Paraíba.

Diego Trindade, agora parte dessa rede de apoio, contribuirá diretamente para o desenvolvimento da cultura local, reforçando seu compromisso com a arte e a valorização dos artistas paraibanos. Vale ressaltar que cada unidade de apoio também terá um Bolsista do IFPB para auxiliar e dar suporte, no caso de Patos é Leonardo Navarro Fernandes Freire.

São 22 locais em diferentes municípios da Paraíba que vão servir de apoio para os artistas interessados(as) em se inscrever em editais da PNAB.

A iniciativa é da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (Secult_PB) e da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural (Funetec-PB), em parceria com o Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

Cidades dos pontos de apoio: Cabedelo, João Pessoa, Santa Rita, Areia, Guarabira, Campina Grande, Esperança, Soledade, Cuité, Picuí, Monteiro, Sumé, Patos, Santa Luzia, Itaporanga, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Pombal, Sousa, Princesa Isabel, Itabaiana e Pedras de Fogo.

Diego Trindade agradeceu a seleção e destacou a importância do programa: “Fico muito feliz em fazer parte dessa iniciativa que irá fortalecer a cultura da Paraíba. Poder auxiliar os fazedores de cultura a acessar editais e desenvolver projetos é uma grande satisfação”. Em Patos, o Birô Criativo funcionará no campus do IFPB, de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h, mediante agendamento via formulário que será disponibilizado em breve, ou por atendimento sem agendamento, sendo dada prioridade para os agendamentos.

Assessoria

Deixe seu comentário