Compartilhe!

O programa Opera Paraíba, criado pelo Governo do Estado para facilitar o acesso e reduzir o tempo de espera para os procedimentos cirúrgicos, oferta, nesta semana, em Patos, 300 cirurgias de catarata. Os trabalhos tiveram início na terça-feira (11) e ocorrem no Hospital Day, através de uma parceria da Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), com o Centro Universitário de Patos (Unifip). A ação segue até esta quinta-feira (13), com uma média de 100 cirurgias por dia.

O serviço conta com o apoio de servidores da equipe multidisciplinar do Hospital Regional de Patos, somando cerca de 50 profissionais das duas instituições. O diretor-geral do Regional, Francisco Guedes, destacou o benefício da iniciativa para a população. “Estamos aqui, nesses três dias, com uma grande quantidade de cirurgias sendo realizadas. Serão feitas 300 cirurgias ofertadas para pacientes de 24 municípios que fazem o entorno da região metropolitana de Patos, desta vez, com essa parceria inédita, que a Secretaria de Saúde do Estado, através da ESP, firmou com a instituição de ensino, onde realizamos as cirurgias eletivas do programa Opera Paraíba dentro do hospital da Unifip”, explicou.

A diretora administrativa do Hospital Day, Liliane Sena, ressaltou a importância da parceria firmada e os benefícios para os usuários. “Essa é uma parceria extremamente importante, que veio para somar, mostrando todo o potencial que nós temos, unindo forças e fazendo esses procedimentos aqui, dando conforto, acolhimento e qualidade para os pacientes, numa união entre as equipes envolvidas. Sem falar na melhoria da saúde dessas pessoas, que saem daqui com as esperanças renovadas”, pontuou.

A dona de casa Luzinete Rodrigues, de 65 anos, residente de Patos, foi uma das beneficiadas com a cirurgia e conta que enxergava mal por conta da catarata. “Eu não enxergava nada se não tivesse com óculos, e já estava atrapalhando demais. Mas agora eu vou poder fazer minhas coisas à vontade, sem ser com óculos, vou poder andar e ler, que eu não lia letra pequena. Agora é vida nova, enxergando tudo! Estou feliz! É maravilhoso esse Opera Paraíba”, comemorou.

Desde sua criação, em 2019, o Opera Paraíba já realizou mais de 167 mil cirurgias eletivas, atendendo pacientes em todas as regiões do estado com diversas especialidades.

Para participar do Opera Paraíba, o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) deve procurar a secretaria municipal de saúde da sua cidade ou fazer o cadastro pelo endereço eletrônico operaparaiba.pb.gov.br, preenchendo o formulário e anexando exames, laudos ou encaminhamentos médicos que confirmem a necessidade de uma cirurgia.

Secom-PB

Deixe seu comentário