Pelo menos 31 pessoas morreram e 15 ficaram feridas nesta segunda-feira (17) em um grave acidente envolvendo um ônibus de passageiros que caiu em um abismo de 800 metros de altura na cidade de Yocalla, em Potosí, sul da Bolívia. A informação foi confirmada pela polícia local.
O acidente ocorreu em uma estreita rodovia de mão dupla entre Potosí e Oruro. De acordo com a emissora Unitel, as autoridades suspeitam que o excesso de velocidade tenha sido a causa principal do desastre. O coronel Benavides afirmou que o motorista aparentemente “não conseguiu” controlar o veículo antes do acidente.
Os feridos foram encaminhados a um hospital próximo, e alguns estão em estado grave. Entre os hospitalizados, estão pelo menos três menores de idade. Este é o acidente de trânsito mais grave registrado em 2025 na Bolívia, superando um desastre ocorrido no final de janeiro, também em Potosí, que resultou em 19 mortes.
O ônibus fazia o trajeto entre La Paz e Villazón, na fronteira com a Argentina, quando saiu da pista ao realizar uma curva e capotou. Acidentes fatais são comuns nas rodovias bolivianas. Segundo dados do Ministério do Interior, aproximadamente 1.400 pessoas morrem anualmente nas estradas do país, principalmente devido à imprudência dos motoristas e falhas mecânicas.
O departamento de Potosí é responsável por 10,6% dos acidentes fatais registrados na Bolívia, conforme informa o Observatório Boliviano de Segurança Cidadã.