Compartilhe!

Na sessão ordinária desta terça-feira (25), a Câmara Municipal de Patos aprovou, em segunda e última votação, o Projeto de Lei nº 05/2025, que institui o Dia Municipal de Conscientização do Diagnóstico Precoce da Esclerose Múltipla em Patos. A proposta, de autoria da vereadora Fátima Bocão (Republicanos), foi aprovada por unanimidade, após receber pareceres favoráveis das Comissões Permanentes da Casa.

Durante a discussão do projeto, a vereadora Fátima Bocão destacou a importância da iniciativa de ampliar o conhecimento da população sobre a esclerose múltipla e sensibilizar as autoridades públicas para garantir uma melhor assistência aos portadores da doença. “Nosso objetivo é contribuir com as pessoas portadoras dessa patologia, no sentido de conscientizar a população das dificuldades enfrentadas por eles e também chamar a atenção das autoridades para que os serviços de saúde cheguem em sua totalidade para essas pessoas”, argumentou a parlamentar.

A motivação pessoal da vereadora para a apresentação do projeto ficou evidente na semana passada, quando, durante pronunciamento na tribuna, revelou que uma de suas filhas recebeu recentemente o diagnóstico de esclerose múltipla. “Fui surpreendida com a confirmação dessa doença em minha filha, eu que pouco sabia sobre essa patologia”, relatou emocionada, reforçando a importância do diagnóstico precoce para um tratamento mais eficaz.

Ainda na tribuna, Fátima Bocão defendeu, para os próximos dias, em data ainda a ser marcada, uma audiência pública para discutir a implementação de políticas públicas e programas de diagnóstico, tratamento e reabilitação de pacientes com esclerose múltipla no âmbito municipal.

A presidente da Casa, vereadora Tide Eduardo (Republicanos), comemorou a aprovação da matéria e ressaltou que todos os parlamentares apoiam essa luta. “A aprovação unânime do projeto demonstra o compromisso da Câmara Municipal de Patos com a saúde pública e o bem-estar da população, especialmente daqueles que enfrentam doenças crônicas e degenerativas. Com a instituição do Dia Municipal de Conscientização do Diagnóstico Precoce da Esclerose Múltipla, espera-se maior engajamento da sociedade civil, dos profissionais de saúde e das autoridades na disseminação de informações e no fortalecimento das políticas públicas voltadas para a doença”, ressaltou a gestora do Poder Legislativo.

O Projeto de Lei nº 05/2025, que institui o Dia Municipal de Conscientização do Diagnóstico Precoce da Esclerose Múltipla em Patos, seguirá para sanção do prefeito Nabor Wanderley.

CM

Deixe seu comentário