O Brasil sempre foi uma potência no judô, nas modalidades feminina e masculina, com diversos atletas de alto nível representando o país nas principais competições da modalidade.

Dessa forma, as performances brasileiras no judô influenciam cotações no KTO App, que cobrem as principais competições. Saiba quando apostar e quando parar.

Recentemente, Marcelo Gomes elevou o nível e conquistou a medalha de bronze no Grand Prix da Áustria, um dos principais campeonatos do IJF, ficando com o pódio na categoria até 90kg. Inclusive, o país fechou a sua participação na competição com três medalhas.

Marcelo Gomes brilha na Áustria

Marcelo Gomes Fronckowiak foi um dos principais destaques do judô brasileiro no Grand Prix da Áustria, realizado na cidade de Linz. O judoca encerrou sua participação com a medalha de bronze, consolidando-se como uma das promessas da nova geração.

Marcelo já havia conquistado uma medalha de prata no Grand Slam de Baku, há três semanas, e agora adiciona mais uma à sua coleção. O bronze veio com uma vitória sobre o austríaco Thomas Scharfetter, atleta da casa.

Antes da disputa pelo bronze, Marcelo venceu o belga Jarne Duyck, o israelense Roy Sivan e o eslovaco Peter Zilka. Na semifinal, foi superado pelo georgiano Giorgi Jabniashvili, mas se recuperou na repescagem e garantiu um lugar no pódio.

Marcelo Gomes já havia conquistado o bronze no Grand Prix da Áustria em 2023 e a prata no Grand Prix de Zagreb em 2024, consolidando sua trajetória ascendente na modalidade.

Outros brasileiros em destaque

Marcelo Gomes não foi o único destaque do Brasil no Grand Prix da Áustria. Ronald Lima brilhou ao conquistar a medalha de ouro na categoria até 66kg.

Essa medalha é muito importante para mim, a minha primeira no circuito IJF (da Federação Internacional de Judô). Ela ser de ouro significa que o trabalho está dando resultado. É um passo importante para as próximas competições, para eu me consolidar no ranking internacional sênior”, celebrou Ronald, de apenas 20 anos.

Michel Augusto também subiu ao pódio ao conquistar a medalha de bronze na categoria até 60kg. Assim como Ronald Lima, Michel tem apenas 20 anos, reforçando as grandes expectativas para o futuro do judô brasileiro.

Estou muito feliz com a minha primeira medalha no ano. Foi uma competição dura, com adversários fortes. Ainda tenho o que melhorar. Esse resultado já dá uma motivação a mais para as próximas competições”, projetou Michel.

Já na categoria feminina, Dandara Camilo bateu na trave na categoria até 78kg e quase trouxe o bronze para o país. Ela ficou em quinto lugar, já que perdeu a disputa de bronze. Vale destacar que no judô são quatro atletas premiados, já que são dois bronzes.

O Brasil saiu fortalecido do evento, com quatro judocas destaques da nova geração do judô brasileiro, todos mirando as Olimpíadas de Los Angeles 2028.

Além disso, o país ainda tem nomes consagrados que devem buscar uma vaga, como a multicampeã Rafaela Silva, nos 63kg.

Foto: Nathan Dumlao na Unsplash

Deixe seu comentário