Com a alta das temperaturas, o uso eficiente de energia e a redução o consumo sem comprometer o conforto tem se tornado essencial para as pessoas. Pequenas mudanças no dia a dia podem fazer grande diferença na conta de luz e na sustentabilidade do planeta.
Uma das principais formas de economizar energia é evitar o chamado consumo fantasma, que ocorre quando aparelhos permanecem na tomada mesmo sem uso.
Ana Paula Nunes, especialista em eficiência energética reforça que um hábito simples pode fazer a diferença na conta no final do mês: “Tirar aparelhos que não estão em uso, da tomada pode sim fazer diferença na conta. Televisão, micro-ondas, carregadores de celulares são alguns exemplos. Se você não está usando, retirar da tomada pode reduzir o desperdício de energia”, explica ela.
Além disso, adotar outros hábitos como desligar luzes ao sair de um cômodo, optar por lâmpadas LED e regular o uso de aparelhos elétricos são atitudes simples, mas que fazem diferença no final do mês.
“Com consciência e planejamento, é possível reduzir a conta de luz e contribuir para um futuro mais sustentável”, enfatiza Ana Paula.
Abaixo, a especialista listou cinco aparelhos, que quando são tirados da tomada, podem ajudar a economizar no final do mês:
- Carregadores de celular – Mesmo sem o celular plugado, o carregador continua consumindo energia se estiver na tomada. Além disso, manter o acessório conectado na tomada, sem uso, não é seguro.
- Televisores – Modelos modernos costumam ter a função stand-by, que continua gastando energia para manter o aparelho pronto para ligar rapidamente. Desligá-los da tomada pode gerar uma boa economia ao longo do mês.
- Micro-ondas – O visor digital do micro-ondas permanece ativo e consome energia constantemente. Retirar da tomada quando não estiver em uso evita esse desperdício.
- Computadores e notebooks – Mesmo em modo de espera, esses dispositivos continuam gastando energia. Se não estiver em uso, desligue e retire o plugue da tomada.
- Vídeo games – Muitos consoles possuem atualizações automáticas e permanecem conectados à internet mesmo quando desligados. Para economizar energia, o ideal é desconectá-los da rede elétrica quando não estiverem em uso.
Assessoria – Energisa