Compartilhe!

A Quadrilha Junina Renascer, da cidade de Malta, na Região Metropolitana de Patos, foi criada no dia 5 de abril de 2013, numa roda de conversa entre 4 e 5 pessoas. O grupo foi fundado por Edmuzariff Ferreira (atual presidente) e é coreografado e dirigido artisticamente pelo atual vice-presidente, o “Potiguar” Maxwell Alves. Há mais de uma década, eles vêm resgatando a cultura popular junina na referida cidade. Ambos são amantes da cultura junina, e a parceria entre paraibano e potiguar deu certo em prol da cultura e do fomento cultural na cidade de Malta.

Ao longo desses onze anos de “existência e resistência”, como o próprio Maxwell diz, a Junina Renascer traz consigo não somente o desejo de colocar uma quadrilha nas ruas e arraiás, mas sim de fazer um trabalho social e cultural com crianças, jovens e adultos. Despertando o artístico nas pessoas e descobrindo suas capacidades, a continuidade do trabalho é feita para o povo.

Em onze anos, a Junina Renascer já trouxe para o São João temáticas lindas, tais como: o fogo santo da fogueira, o Rio São Francisco, bonecos juninos, a música nordestina, e, neste ano de 2024, traz uma temática baseada nas obras do saudoso Luiz Gonzaga, como “Assum Preto” e “Asa Branca”, destacando também em sua história junina os pássaros beija-flor, carcará e sabiá. A fauna sertaneja numa história que deu asas à imaginação do coreógrafo e idealizador do projeto junino de 2024.

Com o tema “O Canto, o Conto e o Encanto da Serpente, no Sertão de Asas”, a Quadrilha Junina Renascer faz o público que a assiste criar asas em sua própria imaginação e faz uma pergunta: qual pássaro você gostaria de ser se tivesse o poder da transformação? Uma história poética, rica em detalhes, mágica, que tem total coerência com o espírito junino.

A cidade de Malta é representada juninamente e culturalmente pela Junina Renascer, que até o presente momento vem sendo o único grupo cultural coletivo em atividade na cidade, sempre buscando acolher as pessoas que gostam da cultura e fazendo cultura “do povo para o povo”.

Assessoria

Deixe seu comentário