Compartilhe!

Preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pela primeira vez este ano, o dia 17 de Setembro ficou definido como ‘Dia Mundial pela Segurança do Paciente’ e, para marcar a data, a Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, realizou mini palestras com suas pacientes. A proposta foi conscientizá-las sobre os cuidados que a unidade tem no seu dia a dia para evitar falhas em seu atendimento. A enfermeira, Amanda Bento, responsável pelo Núcleo de Segurança do Paciente da instituição foi a responsável pelas abordagens, realizadas na tarde desta terça-feira (17), em todos os alojamentos da Maternidade.

Segundo o diretor geral da Maternidade, Dr. Umberto Marinho Júnior, a unidade já trabalha com as metas internacionais de segurança preconizadas pela OMS, que passam pela identificação correta das pacientes, melhoria de comunicação entre profissionais de saúde com as pacientes, melhoria de segurança do uso de medicamentos, garantia de realização segura de cirurgias, redução de risco de infecções, entre outros tópicos. “Foi importante essa atividade desenvolvida hoje com nossas pacientes porque embora elas recebam informações no momento do acolhimento, essa ação reforçou os nossos procedimentos no que diz respeito aos cuidados que temos na questão da segurança delas”, destaca o médico.

O Dia Mundial de Segurança do Paciente é assinalado sob o tema “Segurança do paciente: uma prioridade de saúde global” e o lema “Vamos lutar pela segurança do paciente!”. Segundo Fernanda, durante suas visitas aos alojamentos, ela reforçou o compromisso da Maternidade em disponibilizar um local seguro, com menos riscos possíveis, com o aporte de profissionais qualificados, realização de boas práticas e ainda com uma boa infraestrutura para não apenas acolher as pacientes, mas, sobretudo, fazê-las se sentir seguras, num momento tão importante e especial de suas vidas.

Assessoria

Deixe seu comentário