Compartilhe!

A Prefeitura de Patos, Secretaria Municipal de Saúde e setor de Vigilância Ambiental, seguem intensificando as ações de combate à dengue, que mesmo em tempo de pandemia se tornam mais do que necessárias para o controle dessa e de outras arboviroses.

O coordenador da Vigilância Ambiental, José Júnior de Medeiros, especificou que o trabalho de rotina continua, com os agentes de endemias visitando as residências e demais estabelecimentos para repassar orientações de educação em saúde.

Eles explicam conceitos sobre Aedes aegypti, que também transmite Chikungunya e Zika Vírus; como ele se reproduz; o que fazer para evitar – com orientação sobre vigilância à água parada em pneus, garrafas, cacos, baldes, etc; como higienizar ambientes como área de serviço, quintais, esgotos, etc; e dicas sobre outros cuidados.

Quando necessário, os agentes entram no quintal das residências para eliminar focos já existentes do Aedes Aegypti. Vale informar que esses procedimentos estão baseados nas orientações do Ministério da Saúde diante do período de pandemia.

Outra medida importante para o combate ao Aedes tem sido a utilização do fumacê portátil para eliminação dos focos em pontos estratégicos como cemitérios, terrenos baldios, cemitérios, sucatas, borracharias, etc. O tratamento perifocal também é realizado para pulverizar a parte externa dos depósitos com presença do mosquito.

Coordecom

Deixe seu comentário