Compartilhe!

Dando sequência ao Edital Ocupação Usina de Artes Visuais, que é um programa de exposições sempre dedicado a artistas paraibanos (ou aqui radicados), a Usina Cultural Energisa recebe nesta quinta-feira (01) a exposição i.di.repenti, dos multiartistas Ricardo Peixoto e Carlos Nigro. A abertura acontecerá em dois horários, 09h e 14h, onde entre os convidados, estarão alunos de escolas públicas, que poderão vivenciar a experiência de conhecer as obras.

Em comemoração ao mês da fotografia, a mostra consiste na materialização de uma produção virtual desenvolvida pela interação de dois artistas que não se conhecem presencialmente; um paulistano que mora na cidade de Curitiba, Carlos Nigro, e outro residente em João Pessoa, Ricardo Peixoto. Os dois artistas se conectaram a partir da observação de suas obras nas redes sociais, com o início da pandemia em 2020. Desde então, passaram a se corresponderem virtualmente, por correspondências e telefonemas para a troca de ideias, projetos, conversas, histórias, estórias, processos, referências, provocações e experiências relacionadas as produções artísticas.

Além da fotografia a exposição reúne desenhos, objetos, áudios, animações em vídeos, rascunhos, publicações, textos, cordéis, ditos populares, conversas e muito mais. Inspirados pelas referências da arte contemporânea e popular, a exposição mergulha nas culturas regionais, nas vanguardas europeias, especialmente o dadaísmo, o surrealismo e o situacionismo, a arte marginal e a poesia.

O Ocupação Usina de Artes Visuais é uma realização do Ministério da Cultura do Governo Federal, produção da 2ou4, patrocínio da Energisa (via Lei Rouanet) e apoio do Instituto Energisa.

Sobre os artistas

Carlos Nigro nasceu em São Paulo/SP, em 1968, mas mora em Curitiba/PR. É arquiteto e Urbanista com atuação na iniciativa privada, na pública, na política de classe, na educação como professor e gestor universitário. Fotógrafo autodidata a partir da infância/adolescência, tem se dedicado, principalmente desde 2015, a pesquisar e a ensaiar pela sua prática cotidiana de perambular pela cidade e de fotografar.

Ricardo Peixoto nasceu em João Pessoa/PB, em 1967 e é jornalista, artista multimídia, curador, arte-educador e produtor cultural. Coordena a Ensaio Brasil Produções Ltda e desenvolve projetos sensoriais de arte-educação utilizando a imagem como fio condutor no diálogo com outras linguagens. Com publicações (Escrita da Luz, Cabeça de Lagartixa, Da Idade da Pedra), prêmios e participações em salões, festivais de arte; o seu trabalho integra acervos e coleções de museus, universidades, fundações e galerias da Argentina, Áustria, Brasil e França.

Serviço

Exposição – “i.di.repenti”

Abertura: 1º de agosto, às 09h e às 14h

Local: Usina Cultural Energisa – Galeria de Arte

Visitação: Até 31 de agosto, de terça a sábado, das 13h às 16h

Entrada gratuita

Assessoria – Energisa

Deixe seu comentário