Compartilhe!

Nesta segunda-feira, 19/08, o primeiro vice-presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (CONACS) e presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias de Patos e Região (SINDACSE), Bosco Valadares, participou de uma importante reunião em Brasília. Representando mais de 400 mil agentes comunitários de saúde e de combate às endemias de todo o Brasil, ele esteve presente na Mesa Nacional de Negociação do Sistama Único de Saúde (SUS), onde se discutiu a criação de mesas municipais e estaduais de negociação.

Durante o encontro, que ocorreu no âmbito do Grupo de Trabalho (GT) de Democratização do Trabalho e Negociação Coletiva no SUS, foi discutida uma proposta para democratizar as negociações entre a bancada de gestores e os trabalhadores, fortalecendo assim o diálogo e o debate de ideias para o avanço das duas categorias.

O sindicalista também participou do GT de Desprecarização, que defende que todos os trabalhadores de saúde, seja no âmbito municipal, estadual ou federal, sejam concursados ou passem por processo seletivo público, visando garantir que sejam servidores públicos de carreira no SUS. “Este GT trabalha uma proposta para eliminar a terceirização e a privatização de serviços no SUS, com o objetivo de proteger a mão de obra qualificada do sistema de saúde”, enfatizou.

Essa reunião foi uma preparação para o encontro oficial da Mesa de Negociação do SUS, que ocorrerá nos dias 26 e 27 de agosto, onde serão discutidas políticas públicas que visam fortalecer os profissionais de saúde no SUS.

Bosco ressaltou a importância dessas discussões para o fortalecimento da mão de obra no SUS e reafirmou o compromisso de continuar lutando pelos direitos dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias em todo o Brasil.

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

Deixe seu comentário