Foto: Alberto Machado
Compartilhe!

Dando sequência às oficinas de capacitação dos profissionais do Sistema Único de Assistência Social (Suas), no tocante ao atendimento e a garantia de direito às pessoas com deficiência, acontece, até esta quinta-feira (10), na cidade de Patos, a apresentação do Projeto +ProteçãoPB, com a realização do curso “Anticapacitismo no Suas: aprimoramento das intervenções profissionais na rede socioassistencial” .

A primeira etapa aconteceu em João Pessoa, no período de 16 a 18 de setembro, dentro do mês de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência. A próxima será em Campina Grande, ainda este mês, em data a ser definida.

A coordenadora Estadual de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência, Emília Oliveira, explica a atividade. “O Projeto +Proteção PB tem como objetivo formar os profissionais do Sistema Único de Assistência Social de forma regionalizada. Então, estamos ofertando em Patos, e em seguida na cidade de Campina Grande. Trazendo os temas do marco regulatório dos direitos da pessoa com deficiência, o atendimento ao público da pessoa com deficiência, a rede de proteção e também o Benefício de Prestação Continuada [BPC]. Teremos uma palestra sobre anticapacitismo para todos os profissionais e, na sequência, o curso será ministrado em quatro módulos”.

A educadora e poeta cordelista, Claudete Gomes, uma das professoras, fala da temática no curso. “O Projeto + Proteção Paraíba, vem dando uma perspectiva de qualificação e a gente está aperfeiçoando o serviço que é ofertado, aqui especificamente aos usuários do Sistema Único da Assistência Social. Eu vou enfocar a Proteção Especial de Média e Alta Complexidade, e do que trata essa questão, voltada para a pessoa com deficiência”, afirmou a professora.

A pedagoga e secretária adjunta da Assistência Social da cidade de Mãe D’Água, Rafaela dos Santos, uma das participantes do curso falou da importância desses cursos para o aprimoramento do serviço prestado aos munícipes. “É um curso ótimo, é sempre muito boa essa troca de experiências, muitas coisas nos são repassadas através dessas capacitações”, declarou.

Secom-PB

Deixe seu comentário