Máscaras produzidas pelas detentas da Paraíba atendem às normas da Anvisa — Foto: Divulgação/Seap
Compartilhe!

Os presídios da Paraíba, por meio da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), anunciaram a adoção de uma série de medidas preventivas ao novo coronavírus. Entre as ações está a determinação de que seja disponibilizada uma sala para o isolamento imediato do apenado que apresente sintomas da Covid-19.

Também haverá a implantação de novas alas e a fabricação de máscaras e materiais de limpeza. As medidas também foram tomadas para tranquilizar os familiares de detentos, que tiveram as visitas suspensas, e de policiais penais que trabalham nas unidades.

Em João Pessoa, uma das ações é a adaptação da Penitenciária de Segurança Média Juiz Hitler Cantalice com equipamentos médicos, para realizar o pronto atendimento aos apenados que apresentem os sintomas do coronavírus. Uma equipe plantonista do Programa Saúde Penitenciária (PSP) está 24 horas disponível para atender os casos suspeitos.

Quase 300 mil equipamentos de proteção individual, materiais de higiene e mais termômetros foram solicitados ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Todas as unidades estão intensificando as limpezas das celas e ambientes coletivos. Em parceria com uma igreja, estão sendo distribuídos kits de higiene pessoal para cada detento.

No Sertão da Paraíba, as unidades prisionais femininas de Cajazeiras e Patos estão recebendo máquinas de costura e materiais para a produção de máscaras cirúrgicas. As apenadas de Campina Grande e João Pessoa também já começaram a produção para ajudar no combate à propagação da Covid-19.

Outra iniciativa para combater o avanço da doença é a fabricação de materiais de limpeza que são eficazes no combate ao coronavírus. A produção dos insumos de higienização está sendo coordenada por um policial penal que é formado em química industrial, com a colaboração dos reeducandos. Juntos, eles já produziram cerca de 1.400 litros de água sanitária e 1.500 litros de desinfetantes.

G1 PB

Deixe seu comentário