Compartilhe!

A Secretaria Municipal de Saúde de Patos, por meio da Vigilância Ambiental está intensificando as ações de bloqueio de transmissão de arboviroses (dengue, zika vírus, chikungunya) nos pontos estratégicos como borracharias, indústrias, sucatas, terrenos baldios, cemitérios, dentre outros locais.

A primeira técnica utilizada é a UBV (inseticida de ultrabaixo volume), através da utilização correta da bomba costal (recipiente que vai nas costas do operador contendo o inseticida para a eliminação do mosquito). A segunda metodologia é o tratamento perifocal, que é feito pulverizando a parte externa do depósito com bombas manuais.

Outra ação que também contribui efetivamente para esse controle é a visita domiciliar de Educação em Saúde, que nesse momento está acontecendo mediante o repasse de orientações preventivas contra o Aedes aegypti.

A recomendação do Ministério da Saúde diz que os agentes de endemias não realizem atividades dentro do domicílio. Neste caso, a visita deve ser limitada apenas na área externa (frente, lados e fundo do quintal ou terreno).

O coordenador da Vigilância Ambiental, José Júnior de Medeiros, ressaltou que a participação da população também é muito importante para eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti e evitar que doenças como dengue, chikungunya e zika vírus possam ganhar cada vez mais espaço.

Para maiores informações de como cada cidadão pode fazer a sua parte contra essas doenças também estão disponíveis pelo número (83) 98887-7476.

Fala de José Júnior de Medeiros – Coordenador da Vigilância Ambiental de Patos (controle das arboviroses):

Coordecom – Hélio Barbosa

Deixe seu comentário